sexta-feira, 1 de março de 2013

CÂMARA DE NITERÓI FAZ SESSÃO SOLENE NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER‏

O Dia Internacional da Mulher será lembrado na Câmara de Vereadores de Niterói. Na sexta-feira, dia 8 de março, a partir das 18h, as vereadoras Verônica Lima, Tania Rodrigues e Priscila Nocetti realizarão sessão solene para celebrar a data e debater a saúde da mulher. Após 12 anos sem a presença feminina em plenário, as três parlamentares  uniram forças pela defesa dos direitos das mulheres.

"Será um momento em que prestaremos uma homenagem às lutas e conquistas femininas por ocasião do Dia Internacional da Mulher através das três representantes femininas na Câmara Municipal" justifica a vereadora Verônica Lima (PT), que  presidirá a cerimônia, quando nove mulheres serão homenageadas pelo trabalho que realizam junto a diferentes setores da cidade.

No mesmo dia, as vereadoras participam de uma mesa de debate sobre a saúde da mulher, que contará com a participação do Secretário de Saúde Chico D’Angelo, a coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói, Marcilene Souto e a médica representante do Instituto Nacional do Câncer, Beatriz Kneipp Dias.

Exposição

A Câmara de Vereadores de Niterói recebe a partir da segunda-feira, dia 4 até o dia 8 de março, das 9h às 18h, a exposição “Imagens das Campanhas Educativas de Prevenção do Câncer do Colo de Útero”, elaborada no âmbito do projeto História do Câncer - atores, cenários e políticas públicas, uma parceria do Instituto Nacional de Câncer com a Fundação Casa Oswaldo Cruz. A mostra sintetiza a história do controle do câncer de colo do útero no país, com imagens das ações educativas produzidas para campanhas de saúde pública, ao longo do século 20.

Os dezessete painéis que a compõem ilustram as sucessivas transformações ocorridas, com a evolução de um modelo centrado no medo e nas metáforas militares para uma concepção de educação em saúde baseada na prevenção e na promoção da saúde da mulher brasileira. Parte central da nova estratégia passou a ser a conscientização das mulheres para a importância da realização do teste de papanicolaou (exame preventivo).

Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário