Um
show da cantora, compositora e escritora niteroiense Bia Bedran marcou,
neste sábado (20), no Campo de São Bento, a estreia do projeto Trilhas da Leitura, desenvolvido pela
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói.
O Trilhas da Leitura é um projeto itinerante de fomento à leitura, que contemplará praças, parques e comunidades de todos os bairros da cidade, levando atividades que mobilizem e sensibilizem crianças e jovens para o mundo dos livros.
Além da apresentação de Bia Bedran, os pequenos puderam participar de várias atividades com contadores de estórias, oficinas de desenho e origami. O acervo de livros infantis da Biblioteca Municipal Cora Coralina também foi disponibilizado para a criançada. Alunos de escolas municipais foram levados pelas diretoras das unidades e também foram beneficiados com as atividades educativas.
O
prefeito em exercício de Niterói, Axel Grael (PV), e o secretário municipal
de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro (PT), prestigiaram a
abertura do projeto, cuja previsão é contemplar a praça do Engenho do
Mato em sua próxima edição.
“O Trilhas da Leitura é um projeto belíssimo, que vai estar em várias partes da cidade fazendo com que as crianças se interessem pela leitura e pela cultura. Eu acho que isso é muito importante. A gente precisa das famílias se apropriando desses espaços, as praças, os parques, que são públicos, que precisam dessa vitalidade e presença das pessoas. A Secretaria de Educação está levando educação para além dos muros das escolas”, afirmou Grael.
Waldeck Carneiro destacou que o Trilhas da Leitura é um projeto que aconteceu entre 2006 e 2007 e está sendo retomado. Ele também informou que objetivo é levar as atividades para áreas públicas em todas as regiões de Niterói.
“Esse projeto consiste em atividades ao ar livre, nos principais logradouros públicos da cidade, para contribuir com a formação de leitores realizando atividades literárias. Nós agora estamos retomando esse projeto. É uma atividade que demonstra o compromisso do governo com a educação para além do espaço das escolas. Educação se faz na cidade, por isso esse projeto pretende valorizar a leitura como prática social e cultural, em um ambiente com muita alegria e alto astral das crianças”, disse o secretário.
Bia Bedran foi escolhida como madrinha do projeto. Além do show, onde contou histórias conhecidas e cantou músicas que encantam várias gerações, Bia também autografou o seu mais novo livro, “O Menino que foi ao Vento Norte”. A cantora disse que estava muito feliz por ter sido convidada para ser a madrinha do projeto.
“Espero que esse projeto tenha muita força, muitas asas de páginas de livros para as crianças em todas as praças de Niterói e para que a gente perceba esse movimento das famílias junto com seus meninos e música junto com os contadores de estórias, que possam fazer esse evento marcar para sempre os corações das crianças. O livro, as estórias, marcam para sempre os corações das crianças. Dar voz a esse projeto e aos livros tem tudo para ser um sucesso total. Estou muito feliz de estar aqui inaugurando o Trilhas da Leitura”, afirmou Bia Bedran.
Ascom PMN
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário