Propor novas leis, debater, discutir, realizar palestras e confraternização entre a chamada terceira idade são os objetivos centrais do Projeto Terça Nobre, que teve início hoje (23) na Câmara de Vereadores. Proposto pela vereadora Tânia Rodrigues (PDT), que preside a Comissão dos Direitos do Idoso, da Mulher e da Pessoa com Deficiência, será realizado uma vez por mês. “Niterói possui 87.532 idosos, o que representa 18% da população. Somos o município com o maior número de idosos em todo o Estado do Rio e uma das primeiras cidades brasileiras com elevado índice de pessoas mais velhas. Esse espaço será útil para troca de ideias”, ressalta Tânia.
Segundo Fabrícia Oliveira, coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Sistema Único de Assistência Social, implantado em 2002, foi o grande marco das lutas sociais. “No município temos oito centros de referência da assistência social, que são os instrumentos sociais usados como porta de entrada para ajuda e encaminhamento. O Centro de Convivência Intergeracional Helena Tibau, em Santa Rosa, é o espaço que desenvolvemos diversas atividades de lazer e inclusão voltados para a terceira idade”, disse Fabrícia.
Formando a mesa principal, além de Tânia e Fabrícia; estavam Giovani Nascimento, coordenador do Centro de Convivência Helena Tibau; o vereador Bruno Lessa (PSDB) e o ex-vereador Alaor Boschetti. Alunas da terceira idade integrantes do Grupo Arte de Dançar do Professor Luciano fizeram uma apresentação especial ao final do encontro. Idosos de todas as idades lotaram o plenário da Casa.
Ascom CMN
Nenhum comentário:
Postar um comentário