A cada cinco reclamações dos consumidores, uma é contra serviços de telecomunicações. Segundo o relatório semestral da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Oi lidera a lista de insatisfações, com 1.286 queixas. Tanto que a empresa destacou um funcionário exclusivamente para o setor de atendimento da comissão para agilizar os processos de conciliação com os clientes.
Desde janeiro, foram realizados mais de 12 mil atendimentos e, de acordo com a Codecon, a Oi foi alvo de 10,9% das reclamações. Em segundo lugar, com 5,3%, está a Via Varejo, grupo que representa as Casas Bahia e o Ponto Frio. Logo depois, aparecem no ranking Claro (4,1%), Cedae (3,9%) e Light (3,1%). O levantamento mostra, ainda, que as principais queixas dos usuários se referem ao setor de telecomunicações, com 21,3% das reclamações, às instituições financeiras (12,4%) e às lojas de departamento (10,9%).
Do total de queixas recebidas, 42,5% chegaram através do ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor. Segundo o presidente do colegiado, deputado Luiz Martins (PDT), o elevado percentual destaca a importância do ônibus itinerante para a relação entre a Codecon e a população fluminense. “O ônibus do consumidor é um meio muito relevante porque, com ele, é possível ir a todas as regiões do estado”, afirmou.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
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