Até 2016, o sistema de Bilhete Único Estadual passará a incluir o uso de três modais, incluindo os BRTs, com uma só tarifa. A novidade foi anunciada pelo superintendente da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos, Waldir Peres, durante o debate "Transportes: o estopim dos protestos em debate", realizado pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta (22). Para o coordenador da escola, deputado Gilberto Palmares (PT), o tema chamou a atenção para a importância do tema. "O transporte é um dos principais problemas existentes no estado, e isso ficou latente nas demandas levantadas pela população nas manifestações deste ano", analisou o parlamentar.
Durante o debate, o diretor da Associação dos Usuários, Fábio Tergolino, disse que o modelo fluminense, baseado no deslocamento rodoviário, vai contra modelos internacionais, "além de privilegiar os mesmos empresários". "Normas internacionais indicam que ônibus devem ser usados para trajetos específicos e curtos, para um número reduzido de usuários, enquanto para todos os outros devem ser usados transportes de massa (metrô, trens e hidrovias)", justificou. Presente à reunião, o deputado Luiz Paulo (PSDB) criticou o modelo de subsídio do preço das passagens, através da redução do IPI das empresas detentoras das concessões. "É extremamente nocivo ao estado, uma vez que essa arrecadação deveria ser investida em infraestrutura", acrescentou.
Em resposta aos questionamentos, Peres afirmou que o projeto de incremento do Bilhete Único será possível por conta de um convênio com a Prefeitura da capital, e apresentou projetos da Secretaria de Estado de Transportes com vistas a 2016, como a ampliação do metrô até a Barra da Tijuca e a construção da Linha 3 do metrô, ligando o município de Niterói até Itaboraí, além de projetos já implementados, como os centros de controle operacional, a compra de nove embarcações para a travessia Rio-Niterói e de 19 composições de trens, além da reforma de estações nas linhas 1 e 2 do metrô. O superintendente lembrou, ainda, a reforma de 99 estações dos trens da Supervia e mostrou o projeto de integração entre trens e metrô na estação Maracanã, que será destinado ao deslocamento da população durante os megaeventos esportivos que acontecerão na capital. Segundo ele, todos esses programas fazem parte de um projeto de longo prazo, iniciado em 2008.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
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