Setembro marcará a conclusão do plano de desfiles do Carnaval de 2014 em Niterói. O documento vem sendo elaborado desde abril pela Diretoria Executiva da União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, e prevê o desfile de 37 agremiações, entre as noites de sábado e terça-feira, na Rua da Conceição, no Centro. O sorteio com a ordem dos desfiles, a ser feito até o fim do próximo mês, será a última etapa para a conclusão do projeto.
Para o próximo ano, a grande novidade é a proposta que aumenta para vinte o número total de escolas desfilantes. o Grupo Principal, que tinha sete nos desfiles de terça-feira, passa a ter dez, mesmo número das agremiações do Grupo de Acesso, que tinha oito nos desfiles de segunda. Para se chegar ao número total de escolas, a UESBCN promoveu, em seus respectivos grupos, por bom desempenho, além das campeãs, algumas agremiações que vinham se destacando ao longo da revitalização do Carnaval, iniciada em 2006, em projeto conjunto da UESBCN e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, após quinze anos de interrupção.
A festa será mantida, pelo nono ano consecutivo, na Rua da Conceição, onde há uma média entre 15 e 25 mil pessoas diariamente, entre desfilantes e a platéia. O plano de desfiles prevê também o lançamento de uma revista, com as letras e a história das agremiações, para serem distribuídas ao público, a gravação de CD's com os hinos oficiais de todas as agremiações.
Qualificação - Ao dar início aos trabalhos em prol do Carnaval de 2014 em abril, a UESBCN atendeu às orientações dadas no início do ano pelo prefeito Rodrigo Neves (PT), que determinou a criação de uma comissão especial para elaborar, com antecedência, a festa, que até agora não marcou reunião para discutir sobre o evento, o prefeito sempre cancela para o próximo mês. Os dirigentes vem mantendo encontros com os representantes das agremiações para discutir a realização da festa com o bom nível das edições anteriores.
Lei Rouanet - A Diretoria Executiva da União também conseguiu, junto ao Ministério da Cultura, a inclusão do projeto do Carnaval de 2014 de Niterói na Lei Rouanet, que prevê substanciais isenções de impostos para empresas que fizerem investimentos na festa. A inclusão foi publicada no Diário Oficial da União. Através da medida, os sambistas esperam conseguir novas parcerias que auxiliem o governo municipal a custear o espetáculo. Os valores ainda estão sendo calculados.
Sambódromo - O mês de setembro marca também a criação do abaixo assinado que está sendo organizado para pleitear das autoridades a construção de uma área permanente de desfiles. O ponto fica em um terreno situado atrás da Colônia de Pescadores, na Ponta da Areia. O abaixo assinado será levado a todas as agremiações filiadas e a setores organizados da sociedade niteroiense. Os sambistas querem uma área de desfile, com barracões anexos, com dimensões que possam satisfazer as necessidades das agremiações locais. Para o Carnaval de 2014, a área de montagem dos carros será mantida no extinto quartel na Avenida Presidente Craveiro Lopes, no Barreto.
Ascom UESBCN
Ascom UESBCN
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário