Vem aí a Blitz da Calçada Legal. A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa irá às ruas para fiscalizar as condições dos passeios públicos no estado. A ideia surgiu ontem, na audiência pública realizada para tratar do assunto. Em julho, a atriz Beatriz Segall sofreu um tombo ao tropeçar numa calçada na Gávea, na Zona Sul do Rio, sofrendo hematomas no rosto e ficando afastada dos palcos devido ao incidente.
“Os moradores podem ajudar cuidando de suas calçadas. Essa não é uma necessidade apenas dos idosos. Também é importante, especialmente, para os deficientes físicos e todos nós cidadãos que andamos pelas ruas”, afirmou a presidente da comissão, a deputada Claise Maria Zito (PSD), lembrando do caso da atriz: “Foi necessário uma pessoa famosa se machucar para esse assunto ser comentado pela mídia”.
Representantes de diversas entidades de defesa dos direitos do idoso estiveram na reunião e apresentaram sugestões. A presidente da Associação Nacional de Gerontologia do Rio, Dina Frutuoso, disse que a vistoria é o mais importante: “Já temos uma lei de acessibilidade e é necessário fiscalização. Queremos que haja obras de conservação das calçadas para prevenir acidentes, pois os idosos têm muitas dificuldades na recuperação”.
Além da falta de manutenção das calçadas, outro tema debatido foi o uso dessas vias de tráfego de pedestres como estacionamento de automóveis, o que obriga as pessoas a caminharem na rua, expondo-se a riscos. Segundo a deputada, a blitz também tratará desse problema.
A reunião contou ainda com integrantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e do Sindicato de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
Comunicação Social da Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário