Atletas paralímpicos ligados a Associação Niteroiense de Deficientes Físicos foram homenageados, na tarde desta quinta (26), pela Câmara de Vereadores. Por iniciativa da vereadora Tânia Rodrigues (PDT), 25 medalhistas e treinadores paralímpicos receberam moções de congratulação e aplauso por ocasião dos dias Estadual e Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência comemorados esta semana. “O deficiente é sempre visto como chato pois reivindica o tempo todo. Já os atletas, que representam o Brasil e trazem medalhas para nosso país, recebem outro tratamento e têm que aproveitar o momento. Uma simples ida à Andef e aos locais de treinamento só é possível numa cidade adaptada, com transporte inclusivo. O atleta precisa ter consciência de seu papel como cidadão portador de deficiência física”, disse Tânia Rodrigues.
Além de Tânia, que preside a Comissão do Idoso, da Mulher e da Pessoa Portadora de Deficiência da Câmara, também formaram a mesa principal o ex-vereador Alaor Boschetti; o gestor de Convênios e Contratos da Andef, Anderson Lopes; e a representante da Fundação Municipal de Educação, professora Nelma Pintor.
Cultura Afro em audiência
E nesta sexta-feira, dia 27, às 18 horas, a Câmara realiza audiência pública para debater a criação de um museu da cultura afro-brasileira, de iniciativa da vereadora Verônica Lima (PT). “Este museu pretende unir história, memória, cultura e contemporaneidade para narrar uma heróica saga africana, desde antes da trágica época da escravidão até os nossos dias. Queremos incluir todas as contribuições possíveis, manifestações culturais, legados, participações e revoltas que tiveram lugar no Brasil, na nossa cidade e no circuito das sociedades afro-atlânticas”, ressalta Verônica Lima.
Encontro de jornalistas
Já no sábado (28), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro vai realizar no plenário o IV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa, das 9h às 21h. O tema principal do encontro será “Assessoria de Imprensa nos grandes eventos: Copa do Mundo e Olimpíada e os impactos no interior do Estado do Rio de Janeiro”.
O EEJAI terá a participação de jornalistas, assessores de imprensa, professores de comunicação, estudantes e observadores. Entre os assuntos em pauta, o impacto dos grandes eventos no interior do Estado, a sustentabilidade, o meio ambiente, o ensino em Assessoria de Imprensa, a precarização da profissão, as novas mídias sociais e a pré-conferência de comunicação. Estão apoiando o Encontro, a Prefeitura de Niterói, a Câmara de Vereadores e a Petrobras.
Exposição de fotos
Durante o Encontro de Jornalistas a Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro abre exposição de fotos mostrando momentos históricos do futebol. Entre os trabalhos está a foto de 1969, de Alberto Perreira, à época no Jornal do Brasil, com a célebre bicicleta de Pelé em pleno Maracanã. A mais recente é de 2013, revelando o novo Estádio Mário Filho reformado para a Copa de 2014, durante a partida entre Brasil e Inglaterra, de Alcyr Cavalcanti. Também faz parte da mostra o trabalho “Três no tri”, de Orlando Abrunhoza, da Revista Manchete, com Pelé, Tostão e Jairzinho durante a Copa de 70, no México. “Três no tri” é uma das fotos mais reproduzidas no mundo quando o assunto é futebol.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário