As câmeras instaladas no primeiro semestre nas viaturas do 12° BPM (Niterói) começaram a enviar imagens em tempo real à unidade, no Centro no município. Há uma semana, o comandante, tenente-coronel Gilson Chagas, pode monitorar o andamento das ocorrências do seu computador.
As duas câmeras instaladas em cada veículo são capazes de gravar até imagens noturas em alta definição, além de registrar a rota e localização das equipes. Um equipamento foi instalado em cima do carro para registrar as abordagens e o outro no painel, visando garantir a segurança aos policiais. Durante a fase de implantação do sistema, o material era armazenado ou enviado ao centro de operação, localizado na capital.
"As imagens antes só eram conectadas ao centro de operações, no Rio. Agora, podemos acompanhar a ação dos policiais online. Isso proporciona uma interação maior porque posso fiscalizar abordagens e corrigir posições da viatura. Ter a noção exata do que acontece no local tem ajudado na supervisão e logística, além de ser uma ferramenta útil ao setor de planejamento" afirmou o comandante do 12° BPM.
Até o fim do ano, dois mil veículos de todos os batalhões do estado vão ganhar os kits de videomonitoramento que registram as ações dos policiais durante 24 horas. O processo de instalação das câmeras e base tecnológica nas unidades tem custo de R$ 18 milhões.
Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário