A superintendente Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação, Claudia Raybolt, disse que em 2014 o foco do projeto pedagógico do Departamento Geral de Ações Socioeducativas será investir na alfabetização e no programa de aceleração de estudos. O anúncio foi feito nesta quarta (04), durante audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo Claudia, as cinco unidades do Degase contam hoje com 782 alunos. Ela explicou que são muitos os desafios para se manter os alunos em sala de aula. “A baixa escolaridade dos alunos, a distorção idade/série e o pouco tempo que eles ficam nas nossas unidades são as maiores barreiras que temos hoje, por isso é importante investir no projeto pedagógico e torná-lo cada vez mais atraente”, disse. Atualmente, 87% dos menores estão cursando o Ensino Fundamental, nos segmentos I e II, e 13% estão no Ensino Médio.
Preocupado com o projeto pedagógico da instituição, o presidente do colegiado, deputado Comte Bittencourt (PPS), vai marcar uma nova audiência pública para continuar debatendo o assunto. “Essa foi a primeira audiência que fizemos tratando desse tema específico. Foi importante para fazer um primeiro balanço da situação educacional da instituição, mas é necessário aprofundar o debate”, explicou o parlamentar.
O Degase já foi vinculado a outras Secretarias de Estado, entre elas as de Justiça, de Direitos Humanos, de Ação Social e também à Casa Civil. Desde 2008, porém, a entidade foi transferida para a Seeduc. “A partir do momento que o Degase foi transferido para a Seeduc passou a ser de responsabilidade dessa comissão, aqui no Parlamento estadual, e precisamos aprofundar o debate para dar a sua contribuição”, completou Bittencourt.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário