Saber colocar as ideias e propostas nos moldes de um projeto de lei e conhecer as normas básicas do regimento interno do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro foram os pontos marcantes do primeiro Curso de Capacitação realizado nesta terça (01), no Colégio Estadual José Leite Lopes - Nave, na Tijuca, zona Norte do Rio de Janeiro. Esta é a sétima edição do projeto que elegeu 85 parlamentares juvenis em todo o estado. As cidades de Angra dos Reis, Duas Barras, Mangaratiba, Rio Claro, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Silva Jardim não apresentaram seus candidatos.
Os 15 estudantes eleitos em escolas públicas da capital e das cidades da Baixada Fluminense participaram do encontro com aulas ministradas pelo coordenador do projeto, Eduardo Nunes, e pelo professor da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Frederico dos Santos. "O objetivo é apresentar toda a logística do projeto, seu funcionamento e normas. Alertamos, sobretudo, que o lema é saber conviver e respeitar as diferenças e o ideias de cada um”, destacou Nunes, lembrando que o grupo é formado por estudantes de todas as regiões do estado. “Isto quer dizer culturas e interesses distintos”.
Até mesmo os trajes e vestimentas que devem ser utilizados durante a diplomação foram questionados. “É importante orientar o que se deve vestir e como se comportar no plenário da casa legislativa", alertou a representante da Secretaria de Estado de Educação, Jane Milan Candido, que sugeriu reserva e moderação.
"Estamos ansiosos com tudo. Estou curioso por saber o que as outras cidades necessitam, quais os anseios dos jovens, não só na Baixada Fluminense, mas na capital, nas regiões Serrana, Norte e Noroeste”, ressaltou Luan Peixoto, aluno do Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Belford Roxo. "Tentarei aprender ao máximo. Sei que é uma experiência ímpar", declarou Vitor Furtado, do Ciep Rubem Braga, em Senador Camará, zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, a capital é dividida em cinco diretorias regionais de educação.
Durante a primeira fase do PJ-Alerj foram realizadas eleições dentro de cada escola. Os demais 70 candidatos participarão também da segunda etapa do Parlamento com cursos de capacitação realizados nas cidades de: Niterói (03/10), Campos dos Goytacazes (09/10), Volta Redonda (11/10), Vassouras (14/10), Nova Friburgo (16/10) e Itaperuna (18/10).
Os parlamentares eleitos na Capital e Baixada Fluminense são:
Belford Roxo: Luan Felipe Veloso
Duque de Caxias: Caio Giro de Lima
Japeri: Aline Rodrigues
Mesquita: Marcele Souza Cruz
Nilópolis: Júnior Bertucci Neri
Nova Iguaçu: Viviane Rego
Queimados: Matheus Medeiros
Rio de Janeiro:
Christian Espíndola
Vitor Furtado
Larissa de Freitas
Felipe Pinheiro
Amanda Rosas
São Gonçalo: Jardel Telles
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário