O Hemonúcleo de São Gonçalo, visando estimular a doação de sangue e aumentar o estoque, começou nesta terça (21), uma campanha de incentivo a doação. Uma tenda será montada todas as terças-feiras pela manhã para realização de panfletagem e orientação a população em frente ao Pronto Socorro Central, no Zé Garoto.
"Quando realizamos este tipo de campanha melhoramos a captação e aumentamos o número de doadores. Nessa época de férias o estoque fica baixo e precisamos atender as necessidades do município nos hospitais públicos municipais e particulares conveniados ao SUS", explica João Carlos Leão Pereira, Coordenador do Núcleo de Hemoterapia de São Gonçalo.
Surtindo um efeito positivo, a abordagem consegue encaminhar durante uma manhã de panfletagem cerca de 30 pessoas para realizar a doação, o que significa 90% da quantidade diária necessária para suprir as necessidades do Hemonúcleo.
"Eu não posso doar, mas vou convidar os amigos e familiares a participarem deste ato de amor ao próximo", explica a aposentada Maria José Malafaia, 75 anos.
Outra medida foi adotada para conseguir mais doações. A Assistente Social do Núcleo liga para os doadores voluntários que realizam doação frequentemente, convidando-os a retornar.
O processo para realizar a doação é simples. O voluntário realiza um cadastro, passa por uma triagem clínica com uma entrevista, verifica a pressão arterial e realiza o teste de anemia para saber se está apto para realizar a coleta, onde é retirado cerca de 400 ml de sangue que é coletado em uma bolsa estéril por aproximadamente 10 minutos. Após a doação, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. Somente após o resultado dos exames, o sangue é liberado para que seja doado em segurança.
Para ser doador é preciso estar bem de saúde, pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 67 anos de idade, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos, não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Posto de Saúde Washington Luiz no bairro Zé Garoto. O horário de doação é de 2ª à 6ª feira das 7h às 12h. Contato: 2605-6047.
Ascom PMSG
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário