A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta terça-feira (25), em discussão única, o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o mesmo a contratar operação de crédito da ordem de R$ 3,5 bilhões, junto ao BNDES, para obras do metrô. Das 24 emendas apresentadas, 15 foram aprovadas. A novidade foi a inclusão de uma emenda que autoriza o Governo a fazer estudo de viabilidade técnica e econômica sobre a ampliação da Linha 4 até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.
Também foram aprovadas emendas que autorizam o Executivo a contratar estudos sobre a implantação de uma estação das barcas a partir do terminal 18, localizado na região do porto; sobre a implantação da Linha 3; sobre as ligações do metrô Pavuna-Nova Iguaçu e Estácio-Carioca-Praça XV; e sobre os BRT’s ligando a Baixada Fluminense pela rodovia Rio-Petrópolis, pela rodovia Rio-São Paulo e pela Via Light até o BRT TransBrasil e BRT da Rodovia Amaral Peixoto o corredor Niterói - São Gonçalo.
“O indicativo dessa Casa é de que importante para o governo realizar esses estudos”, disse o líder do Governo na Casa, deputado André Correa (PSD). “Nós aprovamos mais um empréstimo junto ao BNDES para a conclusão dessas obras, que são importantíssimas para a mobilidade urbana da população do Rio. Acho muito importante esse empréstimo para a conclusão dessas obras”, completou o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB).
O acordo foi negociado durante a reunião do Colégio de Líderes, pela manhã, em que estiveram presentes os secretários de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, e de Governo, Wilson Carlos. O financiamento adicional ao projeto será utilizado, inicialmente, na implantação da Linha 4, Jardim Oceânico - General Osório, e na expansão da estação General Osório/Interligação da Linha 1 com Linha 4. O texto fala que os recursos do financiamento serão consignados como receita e despesa na Lei do Orçamento Anual ou por meio de abertura de créditos suplementares ou especiais, abertos por decreto do Executivo.
Também foram aprovadas emendas que autorizam o Executivo a contratar estudos sobre a implantação de uma estação das barcas a partir do terminal 18, localizado na região do porto; sobre a implantação da Linha 3; sobre as ligações do metrô Pavuna-Nova Iguaçu e Estácio-Carioca-Praça XV; e sobre os BRT’s ligando a Baixada Fluminense pela rodovia Rio-Petrópolis, pela rodovia Rio-São Paulo e pela Via Light até o BRT TransBrasil e BRT da Rodovia Amaral Peixoto o corredor Niterói - São Gonçalo.
“O indicativo dessa Casa é de que importante para o governo realizar esses estudos”, disse o líder do Governo na Casa, deputado André Correa (PSD). “Nós aprovamos mais um empréstimo junto ao BNDES para a conclusão dessas obras, que são importantíssimas para a mobilidade urbana da população do Rio. Acho muito importante esse empréstimo para a conclusão dessas obras”, completou o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB).
O acordo foi negociado durante a reunião do Colégio de Líderes, pela manhã, em que estiveram presentes os secretários de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, e de Governo, Wilson Carlos. O financiamento adicional ao projeto será utilizado, inicialmente, na implantação da Linha 4, Jardim Oceânico - General Osório, e na expansão da estação General Osório/Interligação da Linha 1 com Linha 4. O texto fala que os recursos do financiamento serão consignados como receita e despesa na Lei do Orçamento Anual ou por meio de abertura de créditos suplementares ou especiais, abertos por decreto do Executivo.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
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