A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro quer que a Ilha de Paquetá seja incluída nos roteiros de guias turísticos dos municípios e do estado do Rio. A iniciativa surgiu em audiência pública realizada nesta terça-feira (25). Segundo a presidente do grupo, deputada Myrian Rios (PSD), a comissão vai agir na tentativa de conseguir melhorias para o bairro. “Estive algumas vezes na Ilha, como turista, e percebi que melhorias são necessárias para atrair visitantes e para dar mais qualidade ao bem estar social da população local”, relatou.
De acordo com relatos dos moradores do bairro, faltam investimentos em infraestrutura, para que a Ilha receba os seus visitantes com qualidade. O diretor da Casa de Artes da Ilha de Paquetá, José Lavrador, apresentou a proposta de turismo comunitário, em que o maior beneficiário do projeto é o próprio morador. “Os trabalhadores que prestam serviços para o público externo são os moradores. Então realizando um treinamento para aperfeiçoar o setor conseguiremos mais valorização do patrimônio e da nossa história”, argumentou.
Membro do setor jurídico da Associação de Moradores da Ilha de Paquetá, José Carlos Ribeiro disse que as melhorias na infraestrutura são necessárias e urgentes, pois o bairro não suporta o número de visitantes que recebe, principalmente durante a alta temporada. “É necessário que o governo implemente políticas públicas para que tenhamos suporte e estrutura para isso, por exemplo, investimento em educação ambiental e conscientização ecológica para os moradores e visitantes. Temos 17 pontos de esgoto despejados in natura na Ilha e não há como se pensar em turismo sustentável sem um sistema de saneamento eficiente”, relata.
O sistema de transporte também foi mencionado. Segundo moradores, ainda não é satisfatório o serviço prestado pelo Grupo CCR Barcas, único meio de transporte para sair e chegar na Ilha. Há relatos de atrasos nos horários e carência de embarcações. Segundo o diretor de operações da instituição, Francisco Pierrini, melhorias estão sendo implementadas e 75% do transporte de passageiros está sendo feito com catamarãs. “Com veículos mais rápidos conseguimos diminuir o tempo de travessia. Além disso, realizamos a reforma da estação Paquetá e obras no acesso das estações da Praça XV e Paquetá, tornando mais ágil o processo de embarque e desembarque” explicou o diretor.
Myrian Rios disse que a comissão levará todas os pontos abordadas na reunião para os órgãos responsáveis, como as secretarias de Turismo e Transporte e a Prefeitura do Rio. A parlamentar comentou sobre projetos de lei de sua autoria que priorizam a Ilha de Paquetá, como a criação de pólo cultural e turístico no bairro, além de emendas orçamentárias que visam captar recursos para a região. “O resgate do turismo sustentável e colaborativo é essencial para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Ilha”, finalizou.
Comunicação Social da Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário