Nesta sexta-feira (14), o ônibus de atendimento da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo deputado Márcio Pacheco (PSC), estará em Engenheiro Paulo de Frontin, para realizar atendimentos à população. No local, será possível esclarecer dúvidas e realizar denúncias e reclamações, que serão devidamente encaminhadas para os órgãos competentes. O veículo estará no Espaço de Eventos Ferrine, na Avenida Antônio Maurício, no Centro do município, das 10h às 15h.
Além dos atendimentos, durante o dia, a população poderá participar de palestras sobre direitos das pessoas com deficiência, ministradas pelo advogado da comissão e deficiente visual Charles de Souza. A unidade móvel é totalmente equipada e acessível, e visa orientar, informar e esclarecer os direitos dos cidadãos com qualquer tipo de deficiência. Com o objetivo de fazer valer as leis e direitos deste público, a iniciativa, pioneira no estado e no país, disponibiliza para a população equipes de advogados, assistentes sociais e atendentes com conhecimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O deputado Márcio Pacheco explica que as denúncias colhidas nas visitas, em sua maioria, estão ligadas à área do transporte. “Vemos um total desrespeito à pessoa com deficiência no transporte público em nosso estado. Encaminhamos as denúncias para a Agetransp, agência que regula as empresas no Rio. Mas há denúncias de todo tipo, que são encaminhadas para órgãos como o Ministério Público e Defensoria Pública”, pontua o presidente da comissão.
O ônibus da comissão pode ser solicitado por órgãos, entidades e organizadores de eventos, através do e-mail comissaopcd.alerj@gmail.com ou pelos telefones 25881140 ou 25881139. Para denúncias ou reclamações, é possível entrar em contato com o Disque Comissão da Pessoa com Deficiência, pelo telefone 08002855005.
Comunicação Social da Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário