As Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, deverão gerar mais de 80 mil empregos, podendo chegar a 100 mil, na Região Metropolitana, sobretudo na capital. As principais oportunidades surgirão nas áreas de hotelaria, segurança, transporte, limpeza, gestão de energia, e alimentos e bebidas. As boas novas olímpicas foram anunciadas nesta sexta-feira (11) pelo Comitê Rio 2016 no Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, durante reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo a gerente de recrutamento e diversidade e inclusão do comitê organizador dos Jogos, Eloise Brillo, estão sendo fechadas parcerias para treinamento de profissionais de diversos níveis. “As oportunidades contemplarão diversas escolaridades e queremos dar oportunidade também àqueles que se encaixam em grupos menos prestigiados, como pessoas com deficiência e carentes”, explica Eloise.
Para ela, a qualificação de mão de obra será um dos grandes benefícios gerados pelos Jogos do Rio. “A capacitação é o legado para alocar os trabalhadores após o evento”, diz.
Além dos 80 mil postos de trabalho, o Comitê Rio 2016 espera receber 70 mil voluntários para atuar em diversos serviços, como atendimento, suporte, saúde, telecomunicações, tradução e hotelaria. Os candidatos serão submetidos a questionários, testes online, dinâmicas de grupo, simulações e treinamento especializado de acordo com a tarefa a ser cumprida durante as competições. A previsão é que o treinamento seja iniciado a partir de setembro de 2015 e será realizado principalmente na capital.
O processo de seleção, no entanto, terá novidades em relação ao adotado nos Jogos de Londres, em 2012, e nas Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014. “Não havia dinâmica de grupo, só a entrevista presencial. Estamos inovando para tentar fazer com que esse voluntário perceba a importância de sua dedicação para o evento”, explica a gerente de parceira de voluntários do Comitê Rio 2016, Any Bittar, acrescentando que as inscrições para o voluntariado serão abertas no dia 28 de agosto.
Para participar, os interessados deverão ter 18 anos até maio de 2014 e possuir o nível fundamental completo. “Depois de aprovados, os voluntários receberão uniforme completo, certificado de participação, gratuidade para transporte e alimentação durante o evento”, completa Any.
A reunião contou com a participação de instituições como o Sebrae, o Centro de Integração Empresa-Escola, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e a Universidade Estadual da Zona Oeste. Para a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, o mapeamento das oportunidades que surgirão por conta dos Jogos Olímpicos permitirá a identificação da oferta de mão de obra do estado e estimular a qualificação profissional para ocupação dessas vagas.
“O papel do Fórum é ser um elo entre a iniciativa pública e privada e as instituições de ensino. A nossa missão é convocar quem está à frente de fato e pode atuar para contribuir e atender a essa demanda. Dessa forma, será possível dar oportunidades para o estado todo de uma forma geral”, explica Geiza Rocha.
Comunicação Social da Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário