A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta (27), em segunda discussão, o projeto de lei da deputada Rosângela Gomes (PRB), que autoriza o Poder Executivo a criar um programa de saúde móvel odontológico. A ideia é permitir que a população de baixa renda tenha condições de realizar exames preventivos contra cáries, tártaro e outros males.
O texto votado prevê ainda que se utilize uma carreta especialmente adaptada para uso como consultório odontológico para percorrer o estado. Para isso, deverá ser elaborado um cronograma pelo órgão ao qual o serviço estará subordinado, com datas, horários e locais para realização do serviço.
“Recentemente, a importância das infecções bucais em doenças sistêmicas voltou a ser intensivamente discutida. Trabalhos indicam que as bactérias da boca podem ser importantes não apenas na endocardite (inflamação do endocárdio, a membrana que reveste as cavidades do coração), mas em várias outras doenças, como diabetes e aterosclerose (variação da arteriosclerose), no infarto e em partos prematuros. Por isso, nada mais natural do que criar um programa preventivo”, justifica a deputada.
O projeto de lei aprovado seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que terá 15 dias úteis para vetá-lo ou sancioná-lo.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário