O Estado do Rio poderá ganhar um Programa de Pré-Vestibular Comunitário. A ideia foi apresentada no projeto de lei, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, nesta quarta (05), em primeira discussão. O objetivo do autor da proposta, deputado Zaqueu Teixeira (PT), é qualificar e preparar jovens de comunidades carentes para o ingresso nas universidades públicas estaduais.
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania apresentou duas emendas: uma que diz que o programa seja realizado no âmbito da rede estadual de Ensino Médio, incluindo estudantes oriundos da rede pública, bem como os jovens que concluíram esse mesmo ensino; e outra que prevê que as áreas com maiores índices de defasagem escolar, identificadas através do Ideb, deverão ter prioridade na implantação do programa.
Para o deputado, essa é uma forma de contemplar os jovens de comunidades carentes. “O pré-vestibular comunitário prepara os alunos para o Enem. Por isso, é fundamental termos um projeto desses com a rede pública envolvida, pois é uma forma de qualificar melhor esses jovens”, explica.
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário