A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta terça-feira (09), em segunda discussão, o projeto de lei, do deputado Bernardo Rossi (PMDB) que autoriza a criação, pelo Poder Executivo, do Prêmio do Mérito Acadêmico para universitários, que poderão ser contemplados com passagens, diárias e ajuda de custo para a participação em exposições e feiras nacionais e internacionais.
O processo seletivo para participar do prêmio levará em conta a qualificação do aluno, a adequação do programa à contemplação do aprendizado curricular e a importância do evento para o contexto econômico, científico e tecnológico do estado. Até 30 de agosto de cada ano as universidades encaminharão a relação dos estudantes que estão na disputa. O julgamento será feito por uma comissão indicada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
“De um modo geral, o acadêmico carece de experiência na prática. Com essa seleção, o Estado vai contribuir para o seu aprimoramento, pois ele poderá participar de congressos e eventos de seu interesse. Ganha o estudante e o Estado, que qualifica essa mão de obra", argumentou Rossi, lembrando que os estudantes premiados deverão apresentar relatório do evento e terão de participar de seminário para a divulgação dos resultados. O projeto segue para o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário