Duas faixas da Avenida Amaral Peixoto, em um trecho paralelo à Rua a Conceição, no Centro de Niterói, serão usados como ponto de concentração para as agremiações que irão fazer os desfiles oficiais na arena montada no segundo corredor viário, nas noites dos dias 14 até 17 de fevereiro. A medida visa melhorar as acomodações dos sambistas, que até o ano passado, tinham apenas à Rua José Clemente, outra via paralela à Rua da Conceição, como ponto de armação de alas e alegorias.
O ano de 2015 tem significado especial para os sambistas da cidade, pois marca os dez anos de revitalização do espetáculo, em trabalho conjunto feito pela União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, em parceria a Neltur, vereadores da Câmara de Niterói e o governo municipal. Palco de todas as edições, desde o ano de 2006, a Rua da Conceição, será preparada para a passagem das 32 agremiações, três blocos de embalo, dez do Grupo Especial de Enredo, dez do Grupo de Acesso, e nove do Grupo Principal.
Além de reforço na iluminação ao logo dos 500 metros da área de desfiles, o local receberá arquibancadas, banheiros químicos, cabines de jurados e sistema de som. Mais uma vez, a festa terá entrada gratuita. O número de atrações poderá aumentar. A União enviou ofícios convidando a Porto da Pedra, Acadêmicos do Cubango, Unidos do Viradouro, além da escola mirim da vermelho e branco do Barreto. O plano de desfiles do Carnaval 2015 começou a ser elaborado em abril do ano passado. "A nossa meta é ter novas atrações, com objetivo de proporcionar uma festa sempre melhor que as anteriores ao público. Trabalhamos para resgatar os tempos em que a cidade tinha uma das melhores festas do país, nas décadas de 70 e 80", afirmou André Nogueira Presidente da U.E.S.B.C.N.
A área interditada para a montagem das arquibancadas, cabines de jurados, instalação de banheiros químicos e camarotes para convidados e a imprensa ficará no trecho entre a Ruas Visconde do Rio Branco e Visconde de Sepetiba. Os desfiles serão realizados a partir de 20 horas. A área de desfiles terá um percurso de cerca de 500 metros, até a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro. O restante do percurso, até a Visconde de Sepetiba, será usado como área de dispersão.
Para qualificar ainda mais a festa em 2016, a direção da Uesbcn pretende solicitar às autoridades a cessão da Avenida Amaral Peixoto para os desfiles oficiais, em uma espécie de resgate do período áureo do Carnaval, quando a Viradouro, Cubango e Acadêmicos do Sossego ainda desfilavam na cidade.
CONFIRA A ORDEM E OS DIAS DE DESFILES EM NITERÓI:
Blocos de Embalo (sábado)
União do Maruí
Toca do Leiteiro
Guerreiros de Jorge
Grupo Especial de Enredo (domingo)
Unidos do Barro Vermelho
Amigos da Ciclovia
Banda Batistão
Unidos do Castro
Fora de Casa
Bem Amado
Tá rindo por quê
Grilo da Fonte
Garra de Ouro
Combinados do Amor
Grupo de Acesso (segunda)
Galo de Ouro
Unidos do Sacramento
Mocidade de Icaraí
Se não guenta porque veio
Souza Soares
Balanço do Fonseca
Independente do Boassu
Bafo do Tigre
Experimenta da Ilha da Conceição
União da Engenhoca
Grupo Principal (terça)
Alegria da Zona Norte
Sabiá
Império de Araribóia
Tá Mole, mais é meu
Unidos da Região Oceânica
Cacique da São José
Magnólia Brasil
Folia do Viradouro
Grupo dos Quinze
Ascom U.E.S.B.C.N.
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário