A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta (11), em segunda discussão, os projetos de resolução que mudam o horário de funcionamento da Casa e limitam o número de homenagens concedidas pelos parlamentares. Os projetos são parte do pacote de medidas da nova Mesa Diretora para a economia de recursos e maior eficiência da Assembleia.
Com a mudança, a partir da próxima terça-feira (17), as atividades da Alerj passam a se iniciar às 9 horas, e a ordem do dia, quando são votados os projetos, acontece entre as 15 e 17 horas, e não mais das 16 às 18 horas. Já o expediente inicial, conhecido como "pinga-fogo", deixa de existir, passando para o expediente final, que acontecerá das 17 às 18 horas. As sessões solenes vão ser realizadas entre as 18 e 21 horas.
Menos homenagens
Os títulos honoríficos concedidos pelos deputados, como Medalha Tiradentes, Título de Cidadão do Estado e Diploma Cristo Redentor, passam a ter um limite de três por ano. Atualmente os parlamentares podem fazer até dez homenagens do tipo.
Além desta mudança, os deputados também só poderão apresentar 12 moções anualmente. O uso do plenário o do auditório para a realização de sessões solenes estará limitado a três por ano, por parlamentar.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário