quinta-feira, 18 de junho de 2015

ZICO É HOMENAGEADO

O ex-jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, o Zico, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro na última terça-feira (16). A entrega do Diploma Cristo Redentor, que premia personalidades notáveis do Estado, aconteceu em sessão solene no plenário Barbosa Lima Sobrinho. A iniciativa foi dos deputados Paulo Ramos (PSol) e Bebeto (SDD), que também concederam a Medalha Tiradentes à Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, entidade responsável pela Seleção Brasileira de Futebol para Cegos, conhecido como futebol de cinco, e o Título de Benemérito do Estado ao irmão de Zico, Eduardo Antunes Coimbra, o Edu.
 
O deputado Bebeto (SDD), que presidiu a sessão, lembrou os tempos em que jogou ao lado de Zico no Flamengo. “Tive a felicidade de vir da Bahia para o Rio de Janeiro e jogar com o Zico. A cena de quando eu o encontrei pela primeira vez no Flamengo me marcou para o resto da vida. O exemplo que ele deu o faz merecedor de todas as homenagens”, afirmou o parlamentar.
 
Exemplo

O deputado Paulo Ramos (PSol) acrescentou que as honrarias servem para a promoção do esporte como fator de inclusão social e acessibilidade. “Prestar essa homenagem à família Antunes é importante não só pela excelência como jogadores, mas também por terem sido exemplares no comportamento. Se o futebol brasileiro alcançou tanto êxito, isso é fruto de um esforço coletivo, porém há aqueles que se destacaram muito e continuam inspirando crianças e adolescentes”, disse.
 
Emocionado, Zico frisou o fato de ter sido homenageado por Paulo Ramos e Bebeto, seu ex-companheiro de clube, e dedicou a comenda aos irmãos Edu e José Antunes, que morreu em 1997. “Todas as homenagens têm um sentido diferente. Quando viajo pelo mundo, reconheço o quanto morar no Rio e receber as bênçãos de braços abertos do símbolo do nosso Estado, o Cristo Redentor, é gratificante”, enfatizou.
 
Edu, que jogou em clubes como Vasco, Bahia e o próprio Flamengo, também se emocionou ao receber o Título de Benemérito: “É um momento de emoção porque estou ao lado do meu irmão, e não preciso receber mais nada na minha vida. Já estou feliz com essa homenagem porque me sinto rejuvenescendo”.
 
Acessibilidade

Também foi concedida a Medalha Tiradentes ao presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, Sandro Laina. Segundo o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Mizael Conrado, a homenagem ao futebol de cinco demonstra a maior atenção do poder público para a questão da acessibilidade no Estado.
 
“Essa honraria é importante para o reconhecimento de nosso trabalho. Como a nossa seleção é do tipo vencedora, não tenho dúvidas que a quarta medalha do futebol de cinco virá nas Olimpíadas de 2016”.
 
Durante a cerimônia, houve uma apresentação em vídeo sobre carreira de Edu e do "Galinho de Quintino" nos campos de futebol e dos campeonatos da Seleção Brasileira de Futebol para Cegos. Os participantes fizeram um minuto de silêncio em tributo ao ex-jogador do Santos, Zito, que morreu no último domingo (14). A solenidade contou com a presença do cantor Fagner.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário