O Sebrae/RJ apresentou nesta quinta-feira (23), no CDL Niterói, a um grupo de empresários sua nova solução de gestão empresarial: o Ferramentas de Gestão Avançada, uma espécie de MBA de Gestão totalmente customizado para atender as empresas de pequeno porte da região e deixá-las mais competitivas. Segundo o consultor do Sebrae Marcos Rabstein, que apresentou a solução, a FGA promove a implantação de um modelo de gestão baseado em indicadores e metas e, em tempos de crise, ajudará os empresários na busca de inovações.
“Na crise, tem uns que choram e outros que batalham por uma solução. A distância entre o fracasso e o sucesso está na atitude. Em tempo de crise, tire o “s” de crise e crie. A solução está em planejamento, criatividade e inovação. Este curso é baseado em dez pilares e dará uma nova visão ao empresário sobre a sua empresa”, explicou Rabstein.
O programa é presencial e tem duração de 211 horas, entre workshops, encontros empresariais e consultoria personalizada, o que corresponde a um ano de acompanhamento. Cada empresa terá um consultor padrinho ao longo do processo e outros quatro especialistas de marketing, finanças, gestão e recursos humanos. Segundo Américo Diniz, coordenador do Sebrae no Leste Fluminense, durante o curso são definidas estratégias para as empresas dos participantes, que colocam em prática o plano de ação, direcionado para a tomada de decisões nas principais áreas da empresa. “Esse projeto é tão customizado que cada empresa pode trazer ao longo do curso sete funcionários para participar dos módulos temáticos. Não temos dúvida de que o programa aumenta a competitividade das empresas”, disse Diniz.
A Associação de Restaurantes da Boa Lembrança é um retrato disso. Para André Saburó, conselheiro da instituição, foi com o FGA que o grupo aprendeu a fazer estratégia. “O curso foi vital para ganharmos uma visão de futuro melhor e mais ampla e melhorarmos nossos resultados”, explicou.
O consultor Rabstein destaca que na busca por inovação, os empresários precisam estar atentos às necessidades e anseios do consumidor. O sucesso, diz ele, é vender o que ninguém oferece. “O segredo está em entender o que o público consumidor quer e aí sim produzir algo diferenciado. E se preciso mudar o foco. Veja o exemplo de David Macdonell, dono da Avon. Ele começou vendendo enciclopédia de porta em porta. Para atrair as consumidoras, oferecia um perfume para que elas o recebessem. Quando viu que o perfume fazia mais sucesso do que a enciclopédia, trocou de área. Conhecer seu negócio, seu público e entender onde quer chegar facilita a mudança”, explicou.
Na primeira fase do programa, é realizado o Autodiagnóstico de Gestão, no qual o empresário preenche um questionário baseado no modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade. O Sebrae realizará uma visita de avaliação para verificar o nível de gestão da empresa, apontando pontos fortes e oportunidades de melhoria.
Na segunda etapa é desenvolvido o Plano Empresarial, no qual são definidas as estratégias, objetivos, indicadores-chave e metas para a empresa. Essa fase tem duração de 60 dias e é dividida entre workshops em grupo e consultorias nas empresas.
O terceiro momento é a Gestão de Resultado. Durante oito meses, os participantes praticarão o estabelecimento de estratégias nas áreas de finanças, marketing, operações/processos e recursos humanos. Esta etapa é composta de quatro workshops em grupo para alinhamentos conceituais, consultorias nas empresas, encontros empresariais e reuniões mensais de avaliação de resultados.
A última fase é o Novo Ciclo do Plano Empresarial. Nesta etapa espera-se que um novo modelo de gestão já esteja implantado e em funcionamento no empreendimento. É a hora de apresentar resultados e fazer uma revisão estratégica de tudo que foi definido durante as etapas da solução, a fim de realinhar objetivos para o próximo ciclo do plano empresarial. Serão dois meses de workshops e consultorias.
O programa é subsidiado pelo Sebrae e está sendo oferecido a R$ 15 mil por empresa. Mais de trinta empresas já estão inscritas para participar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone para 08005700800 ou (21) 27198893 ou pelo e-mail rj-regiaolestefluminense@rj.sebrae.com.br. As inscrições estão abertas.
Ascom SEBRAE/RJ
Edição: Camilo Borges
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