A era do Radioteatro
Vem aí o livro que conta a história do radioteatro! Sem dúvida, uma grande notícia, não somente para aqueles que curtiram as novelas e os programas humorísticos, como também para quem quer conhecer uma época pujante do nosso rádio, que arrebatava emoções e que fazia o Brasil vibrar. E o lançamento, em grande estilo, no ambiente da Rádio Nacional, palco dos grandes programas de radioteatro da emissora que liderou a audiência por décadas com a presença de veteranos produtores, radioatores, músicos, locutores, sonoplastas e contrarregras, será 2ª.feira 31 de maio a partir das 17 horas na Nacional.
A Era do Radioteatro, editada pela Gramma Editora, é um registro da história de um gênero que emocionou o Brasil. Em suas 340 páginas o leitor vai se deparar com histórias deliciosas, depoimentos e fotos de época, produto de uma pesquisa feita, durante dez anos, por Roberto Salvador, um professor universitário que começou a carreira em rádio, aos 13 anos de idade, em programas da Rádio Nacional, e que chamou para si a responsabilidade de contar essa história.
Relatando a saga do radioteatro no Rio de Janeiro, desde suas primeiras experiências nos anos trinta até seu declínio nos anos oitenta, conta também as adaptações pelas quais passou o gênero até nossos dias. O livro relembra os comerciais de anunciantes, desvenda os bastidores, descreve como eram os estúdios de radioteatro e a tecnologia empregada na época, narra histórias curiosas e engraçadas e ainda abre espaço para as radiocacetadas (as gafes protagonizadas pelos atores num tempo em que tudo ia pro ar ao vivo).
“Aos contemporâneos que lerem A Era do Radioteatro espero, sem pretensões, provocar um pouco de emoção ou, quem sabe, um nó na garganta ou um apertinho no peito.”, revela o autor na introdução de seu livro.
Enfim, A Era do Radioteatro é uma obra que se caracteriza pelo ineditismo, uma vez que não existe nenhum outro trabalho que se dedique, exclusivamente, à caminhada desse gênero. O autor estará autografando o livro no auditório da Nacional, Praça Mauá 7, 21º. Andar, a partir de 17 horas de 31 de maio, segunda-feira. Enquanto curte o coquetel, poderá apreciar fotos e posters de artistas do passado no hall do estúdio, ao som de trilhas de programas de radioteatro.
Sergio Luis Azevedo - Apresentador, professor, produtor
Nenhum comentário:
Postar um comentário