quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CARNAVAL 2011 FICA PRONTO EM NITERÓI

UESBCN CONCLUI PLANO DE DESFILES, QUE DEVERÁ SER MANTIDO NA RUA DA CONCEIÇÃO

A diretoria-executiva da União das Escolas de samba e Blocos Carnvalescos de Niterói (UESBCN) Cconcluiu o plano de desfiles do Carnaval de 2011. A apresentação de 17 escolas de samba e 25 blocos de enredo e de embalo deverá ser realizada, pelo sexto ano consecutivo, na Rua da Conceição, no Centro de Niterói. Para a próxima edição, houve mudanças no regulamento, que prevê a queda das piores agremiações e a ascenção das melhores colocadas de seus respectivos grupos. Em média, um público de seis a oito mil pessoas, entre desfilantes e sambistas, é esperado diariamente. A direção da UESBCN aguarda para os próximos dias uma reunião com representantes da prefeitura para acertar os últimos detalhes para organização do evento.

A plenária que fechou o plano de desfiles foi realizada na noite da última terça-feira no Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói. Participaram do evento, a diretoria-executva da UESBCN e os representantes de agremiações filiadas. A partir de agora, as reuniões preparatórias para o Carnaval passam a ser semanais. Até o fim do mês, deverá ser iniciada a gravação de um CD com os hinos oficiais das agremiações. Os desfiles serão realizados entre sábado e terça-feira de Carnaval, sempre entre a noite e a madrugada seguinte, com entrada franca.

Local de desfiles - A diretoria-executiva da UESBCN elaborou, esse ano, dois planos desfiles. A primeira opção era a Avenida Amaral Peixoto, num trecho de 850 metros - entre a Avenida Marquês de Paraná e Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, no Centro de Niterói. Mas na plenária, os sambistas optaram pela realização do desfile na Rua da Conceição, onde desde 2006, acontecem as apresentações de escolas e blocos, dentro do trabalho de revitalização do Carnaval, articulado pela Uesbcn, após doze anos de interrupção dos desfiles oficias em Niterói.

Chuvas - As chuvas de abril do ano passado provocaram transtornos a sambistas de algumas agremiações da Zona Norte, que tiveram desabrigados. O Cacique da São José, escola do Grupo de ACesso, chegou a perder a sede, no São José,no Viçoso Jardim, por causa dois temporais. A direção da Uesbcn acredita que a manutenção do desfile na Rua da Conceição - onde os sambistas já conhecem as dimensões para a passagem das alas e carros alegóricos - evitaria a queda de qualidade. "O desfile na Amaral Peixoto seria um marco para a história da revitalização do Carnaval. Mas o momento não é oportuno para levá-lo a uma área de dimensões maiores. Em função de tudo que aconteceu, é melhor esperar até 2012", afirmou o presidente da Uesbcn, Ito Machado.


Festa inclui a passagem de 17 escolas e 25 blocos de enredo e embalo

No primeiro dia de desfiles, no sábado de Carnaval, em 5 de março, está prevista a passagem dos blocos de embalo. A festa começará às 18h e nos três dias consecutivos, às 20h. O ponto alto é o Grupo Principal, programado para apresentações na terça-feira. A ordem desse desfiles é a seguinte: Souza Soares, Inocentes de Maricá, Independente do Boaçu,Sabiá,Folia da Viradouro, a Tetracampeã Mocidade de Icaraí e Grupo dos Quinze.

Na segunda-feira, a festa é das agremiações do grupo de acesso, formado por 10 escolas. A ordem é a seguinte: Balanço do Fonseca, Unidos da Região Oceânica, Ta mole, mas é meu, Sacramento, Cacique da São José, Bem Amado, União da Engenhoca, Bafo do Tigre, Garra de Ouro e Unidos de Piratininga.

O domingo de Carnaval será marcado pela passagem dos Blocos do Primeiro e Segundo Grupos, a partir das 20 hs. Primeiro se apresentam os blocos de Segundo Grupo: Se não guenta,porque veio?,Comunidade Verde e Branca, Ta rindo por quê?, Unidos do Castro, Unidos de Jurujuba, Galo de Ouro, Virgílio Bragança e Fora de Casa. Para o Segundo Grupo, a ordem é a seguinte: Ferimento Leve; Araribloco; Mag Bloco; e Grilo da Fonte.

Blocos de Embalo - No sábado de Carnaval, a festa será aberta pelos blocos de jornalista Filhos da Pauta ou Segundo Clichê. Depois, haverá a apresentação de rainha e Rei Momo, seguida pela passagem dos bocos Saias na Folia - composto só por mulheres- e Olodumaré. Em seguida, entram Experimenta, Cio da Capivara, Amigos da Ciclovia, Unidos da Leropoldina, Unidos do Barro Vermelho, Unidos do Preventório, Unidos do Maruí e Alegria da Zona Norte.

Sérgio Soares (Diretor de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário