O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, e o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno, informaram, nesta terça-feira (05/04), durante audiência pública na Comissão de Obras da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), que o governo colocará em prática este ano o “Preservando Escola”, projeto que prevê um pacote de obras para as escolas do estado. Nos próximos três anos, as unidades ganharão quadras esportivas, coberturas, obras de preservação, impermeabilização e reformas gerais. A intenção é realizar o maior número de obras da mesma natureza para facilitar a realização das licitações. “Isso ajuda a cumprir prazos com rapidez, e quando fazemos um grande número de obras é possível reduzir custos”, disse Ícaro Moreno.
O projeto foi iniciado com uma vistoria feita nas 1.457 instituições de ensino do estado, em que foi possível identificar os principais problemas de infraestrutura. Para a avaliação, foi criado o Indicador Gerencial de Avaliação do Imóvel (Igai), que era um questionário com 25 itens a serem analisados pela Emop. Os problemas hidráulicos e elétricos são os mais graves. O secretário Wilson Risolia exaltou a importância da conservação e manutenção das escolas. “Hoje temos 68 escolas em obras e mais de 200 em manutenção”, revelou. O projeto “Preservando Escola” faz parte do trabalho da secretaria para alcançar a meta estipulada pelo governador Sérgio Cabral: atingir nota 5 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).
O vice-presidente da comissão, deputado Nilton Salomão, elogiou as parcerias estabelecidas pela secretaria. Salomão também cobrou atenção à Escola Estadual Lions Club, em Teresópolis, e seriedade no cumprimento dos projetos. “Agora com os indicadores implantados pela secretaria fica fácil dizer que a escola Lions Club é prioridade, e isso é animador”, declarou. O presidente da comissão, deputado Pedro Fernandes, criticou as recorrentes mudanças nos membros da secretaria e a falta de continuidade dos projetos. No entanto, se mostrou otimista quanto ao cronograma das obras. “A partir de agora vamos pegar esse relatório e montar uma estratégia para acompanhar esse planejamento”, anunciou.
O deputado informou ainda que irá à Emop dentro de duas semanas para conhecer melhor o relatório. Após sugestão do deputado Thiago Pampolha (PRP), a comissão deve se dividir para acompanhar o andamento das obras nas escolas. Também esteve presente na audiência o deputado Chiquinho da Mangueira (PMDB).
Comunicação Social da Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário