A exposição itinerante da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro “Paraíba do Sul: um rio de histórias” está na cidade de Três Rios, no Centro-Sul fluminense, desde a última terça (21), com material produzido pelo fotógrafo Rafael Wallace, que trabalha na Diretoria de Comunicação Social e Cultura da Alerj, e pelo jornalista Romildo Guerrante. A mostra, que fica até o próximo domingo (26) na cidade, está sendo realizada no Colégio Municipal Walter Franklin, na Avenida Beira Rio, no Centro, sempre das 10h às 17h.
“Esta é a décima cidade a receber a mostra que tem o objetivo de alertar o cidadão sobre a necessidade de preservação deste patrimônio natural, que beneficia diretamente mais de 12 milhões de pessoas”, ressaltou o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB), que pretende estender a exposição para mais sete municípios banhados pelo rio.
A mostra é um alerta sobre a importância do Paraíba do Sul, que cruza 37 cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de muitos deles. Além disso, pretende chamar a atenção para a necessidade do cuidado com este nosso patrimônio natural. O Rio Paraíba do Sul, que passa por 17 cidades fluminenses, é o mais importante do estado como fonte de água, trabalho e alimento. Além disso, é fonte de energia e serve de lazer para milhões de cidadãos nos seus 500 quilômetros de extensão.
Em seu longo trajeto a caminho do mar, o Paraíba, como é chamado pela população, demarca os limites do nosso território, atrai turistas, contribui com a agricultura, proporciona lindas paisagens e é fonte de vida, através de sua água, que abastece os lares fluminenses. Mas também é alvo de despejo de esgoto e de produtos químicos gerados pelas indústrias instaladas em suas margens. Por conta destes problemas, o rio constantemente é tema de audiências públicas e debates na Alerj.
A exposição “Paraíba do Sul: um rio de histórias” já esteve nas cidades de Itatiaia, Resende, Porto Real, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Vassouras e Paraíba do Sul. A mostra seguirá depois para Itaocara, entre os dias 4 e 10 de julho.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário