terça-feira, 14 de junho de 2011

Homenagem aos escoteiros lota a Câmara Municipal de Niterói



Mais de 180 escoteiros e convidados participaram da Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Niterói realizada na noite de segunda-feira, 13/06, para celebrar os 101 anos do Escotismo no Brasil e o Dia Municipal do Escoteiro na cidade. Com entusiasmo, emoção e animação, escoteiros de todas as idades encheram o Plenário Brígido Tinoco e as galerias do legislativo municipal. A iniciativa foi do vereador Carlos Magaldi, que presidiu a Sessão.

Para Magaldi, o Escotismo é uma excelente forma de contribuir com a educação da juventude. “Os escoteiros desenvolvem o espírito de cidadania através de ações concretas e se tornam exemplo para outros jovens. Esta homenagem reconhece o importante trabalho voluntário dos escoteiros para alcançarmos uma sociedade mais justa e fraterna”, destaca o vereador autor da lei que instituiu o Dia Municipal do Escoteiro em Niterói.

Além do vereador, formaram a mesa da solenidade o presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) Rubem Tadeu Cordeiro Perlingeiro, o Subsecretário da Região Metropolitana Alexandre Felipe representando o Governador Sérgio Cabral, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-Niterói Hélio Consídera e o Coordenador Nacional Adjunto dos Escoteiros do Mar André Torricelli.

Rubem Tadeu explicou a importância do Escotismo na formação da cidadania. “A vivência do Método Escoteiro idealizado por Baden Powell, fundador do Escotismo, tem como base o respeito a um sistema de valores contidos na Lei e Promessa Escoteira. Esse exercício solidário ocorre nas atividades dos Grupos Escoteiros”. Tadeu ressaltou a importância da homenagem pela passagem do primeiro ano do segundo Centenário do Escotismo no Brasil e do Dia Municipal do Escoteiro em Niterói. “O Escotismo estimula valores como a fraternidade, preservação ambiental e preocupação com o próximo, aspectos demonstrados pelos escoteiros de Niterói nas iniciativas que protagonizaram durante a tragédia das chuvas em abril de 2010″, concluiu o presidente da UEB.

O evento teve início à s 18 horas, com um contingente de 30 escoteiros realizou a cerimônia de arriamento da bandeira nacional em regime de guarda de honra à frente do legislativo municipal. Em seguida, no hall principal da Câmara, os convidados apreciaram a “Exposição Escoteira” com imagens de atividades realizadas no município, cedidas pelo Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME).

A Sessão Solene começou às 19:30 horas, com o hino nacional seguido pelo hino alerta, canção considerada oficial dos Escoteiros do Brasil. Logo após, foi apresentado um vídeo que mostrou a história do Escotismo e as atividades desenvolvidas pelo mundo.

Os 11 Grupos Escoteiros de Niterói foram homenageados com uma Moção de Aplauso por sua atuação na cidade. Além destes, 2 Grupos Escoteiros de São Gonçalo, um de Maricá e 3 do Rio de Janeiro que também desempenham ações significativas em Niterói receberam a moção, assim como a União dos Escoteiros do Brasil na pessoa do seu presidente Rubem Tadeu. Na ocasião, o vereador Carlos Magaldi foi agraciado com a Medalha de Gratidão Ouro da UEB em virtude dos relevantes serviços prestados em prol do Escotismo.

Diversas autoridades do poder público e da sociedade civil foram prestigiar o Movimento Escoteiro. Também participaram da solenidade, antigos escoteiros como os Chefes Jarbas Pinto Ribeiro, Manoel Vitorino, Luiz Gonzaga Chehab, Otto Stark e Manoel Fernando Vianna. Convém destacar que o Chefe Jarbas é o mais antigo escoteiro em atividade no Brasil com 85 anos de Promessa Escoteira e 96 de idade.

Luiz Carlos Monteiro, diretor presidente do 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil, enalteceu as grandes lideranças escoteiras do passado que alicerçaram o Escotismo no município e no país. Para ele, Niterói é uma ‘Cidade Escoteira’. “A querida chefe Maria Pérola Sodré, que lamentou não poder estar presente, contribuiu na formação de várias gerações de escoteiros que hoje são cidadãos úteis e participantes na sociedade. Rubem Tadeu, hoje presidente da UEB, também foi membro juvenil do Escotismo em Niterói”, lembra o dirigente.

Data lembra o início das atividades escoteiras no país

No dia 14 de junho, comemora-se os 101 anos do Escotismo no Brasil e o Dia Municipal do Escoteiro em Niterói. O Movimento Escoteiro chegou ao país em 1910 por meio de oficiais da marinha brasileira que o conheceram na Inglaterra, onde foi fundado em 1907, pelo militar inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. Os oficiais trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de promover o Escotismo. No dia 14 de junho de 1910 foi fundado, na cidade do Rio de Janeiro, o Centro de Boys Scouts do Brasil. A data marca a introdução das atividades escoteiras no país. Para obter mais informações sobre o Escotismo ou saber onde fica o Grupo Escoteiro mais próximo de sua residência, visite o site http://www.escoteiros.org.br.

CMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário