A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai sediar a entrega do prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, do Conselho Regional de Arquitetura (Crea-RJ), para destacar os melhores trabalhos de conclusão de curso com valor acadêmico e potencial mercadológico. A cerimônia acontecerá nesta sexta (17), às 17h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, e será conduzida pelo pelo presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB).
“Sem dúvida é uma forma de a instituição estreitar laços com a comunidade acadêmica, divulgando e incentivando a produção científica dos estudantes e de seus professores”, comenta Melo, que participará do evento ao lado do presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro.
Instituída em dezembro de 2010, a primeira edição da premiação contou com a participação de 20 instituições de ensino de todo o Estado do Rio de Janeiro. Foram escolhidos 80 trabalhos de conclusão de curso nas categorias graduação de nível superior e médio técnico, mestrado e doutorado, a partir de uma seleção do que foi inscrito por escolas, faculdades e instituições de ensino.
“Nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade tecnologicamente avançada e mais justa, dando ênfase não só aos trabalhos com valor acadêmico, mas também aos que possuam potencial mercadológico”, ressalta Guerreiro.
Além de estimular a produção dos formandos nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, incluindo tecnólogos e técnicos de nível médio, a premiação visa a homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer pelo conjunto de sua obra e por sua importante contribuição à sociedade.
"A homenagem pode parecer lugar comum, tendo em vista o reconhecimento que Niemeyer recebe tanto nacional, quanto internacionalmente. Entretanto, ligar o nome do arquiteto a essa premiação do Crea-RJ é exultar a sua eterna busca pelo novo, sua capacidade de reinvenção e seu constante estímulo aos novos talentos de todas as áreas do saber", conclui Paulo Melo.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário