terça-feira, 23 de agosto de 2011
Câmara comemora Dia do Folclore com festa e audiência pela Cultura
Diversas formas de expressão cultural tomaram as dependências externas e internas da Câmara de Vereadores na tarde da ùltima segunda (22). Para comemorar o Dia do Folclore as escadarias da entrada principal foram lavadas por integrantes do Instituto Zezeu de Capoeira Livre, marcando a união simbólica de todas as vertentes artísticas da cidade. Dança, música, poesia, exposição e demais expressões culturais esquentaram o clima que antecedeu o início de audiência pública sobre o movimento de democratização das políticas para o setor. Organizada pelo Conselho Municipal de Cultura e pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, presidida pelo vereador Vitor Junior (PT), a agenda de eventos pretendeu montar um painel das tradições e da produção artística de Niterói, ocupando diversos espaços da sede do legislativo e encantando o público.
No palco montado na frente do prédio, apresentam-se a banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com seus 27 integrantes; e a Companhia de Dança Muanza Mesú, com os alunos do professor Alê de Freitas. O Coral da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) veio em seguida cantando sucessos da Música Popular Brasileira. Alunos da Escola Municipal Levi Carneiro, do Sapê, cantaram e sapatearam no palco. A oficina de dança ministrada pelo Jongo Congola, da Tia Noinha, de Campos dos Goytacazes, veio ensinar os interessados a darem os primeiros passos nas danças tradicionais afro e contar um pouco da história dos negros africanos e sua cultura. Índios montaram mesas com artesanato e produtos medicinais produzidos a partir da flora nativa brasileira.
Já no saguão de entrada foram montados espaços para exposições de artesanato indígena e reciclado, venda de livros produzidos pela editora da Universidade Federal Fluminense e um estande especial em homenagem aos 99 anos do jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel, homenageado pelos vereadores durante a festa de 192 anos da Câmara. Poesia e pintura também fizeram parte da programação.
Ascom Câmara
Edição: Camilo Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário