Alunos da Escola Municipal Diógenes Ribeiro de Mendonça, em Pendotiba, visitaram nesta segunda (15), a Câmara de Vereadores. A visita integra o Programa Escola de Democracia, que já tem agenda completa para todo o mês de agosto. As crianças foram recepcionadas pelo presidente do Legislativo niteroiense, vereador Paulo Bagueira (PPS), e conheceram além do Plenário Brígido Tinoco, o arquivo de documentos históricos, o Gabinete da Presidência e demais dependências, a exposição que conta os 192 anos de instalação da Câmara de Niterói. “É sempre muito gratificante receber crianças da rede pública e tentar passar um pouco do trabalho que realizamos aqui na Casa. O “Escola de Democracia” é um dos projetos mais gratificantes que implantamos e o contato direto com crianças, jovens e adolescentes é sempre muito bom”, disse Bagueira. Na próxima segunda (22), será a vez do Centro Educacional ABS visitar a Casa por intermédio do vereador Carlos Magaldi (PP). No dia 29, o vereador João Gustavo (PMDB) será o mestre de cerimônias para nova turma da Diógenes Ribeiro visitar a Câmara.
SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA
As visitas começam pelo arquivo e seu “túnel” secreto, passam pelo plenário Brígido Tinoco e terminam no Gabinete da Presidência. “As crianças começam tímidas, depois se soltam e o nível de curiosidade aumenta”, conta Rubens Carrilho, chefe do Arquivo. No plenário os alunos são recepcionados por um vereador diferente a cada semana, que responde perguntas das crianças e professoras. Eles assistem a um vídeo institucional sobre Niterói, o funcionamento da Casa, seus funcionários e os diversos setores do Legislativo. Durante a visita as crianças recebem um kit com revistas educativas contendo uma cartilha produzida pela Câmara, que explica o que é o programa. Outra, feita e doada pelo Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (Ifec), é a chamada Cartilha da Cidadania, com um dicionário cívico explicando alguns termos usados em documentos e durante as sessões. Também parceiro no programa, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), além de disponibilizar ônibus para o transporte das crianças, distribui material recreativo para montagem. Também faz parte do pacote uma revista em quadrinhos sobre a Câmara, produzida pela Assessoria de Comunicação.
O Programa Escola de Democracia foi criado em 2009 e mais de 900 crianças já participaram. Podem se inscrever escolas públicas e particulares com turmas do ensino fundamental. As visitas são realizadas todas às segundas-feiras, sempre às 14 horas. Para mais informações basta ligar para 2613-6836 ou mandar um email para programaescolademocracia@gmail.com.
Ascom Câmara
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário