quarta-feira, 14 de setembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE ÁREA PARA INSTITUTO FEDERAL EM NITERÓI

Anunciado pela presidente Dilma Instituto será voltado para mão de obra do Comperj

A Câmara de Vereadores realiza, na próxima sexta (16), às 18 horas, sua segunda audiência pública sobre a implantação na cidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O anúncio oficial da escolha de Niterói para receber uma unidade federal de educação foi feito pela presidente Dilma Roussef, em agosto. O vereador Waldeck Carneiro (PT), autor do pedido da audiência, lembra que é “uma vitória do Legislativo, do conjunto de vereadores, da sociedade; e não deste ou daquele mandato, deste ou daquele segmento”. Entre um dos locais possíveis para a instalação da unidade está o prédio abandonado da antiga agência central dos Correios e Telégrafos, no Centro. O objetivo é fazer com que o IFECT forme mão de obra qualificada para o Complexo Petroquímico, que a Petrobras constrói em Itaboraí.

ANTIGA LUTA

A batalha para que Niterói tivesse sua unidade federal de ensino técnico profissionalizante começa, de fato, em 1909. No século passado uma das 20 escolas implantadas no Brasil deveria ter vindo para a cidade. Por falta de um local definido, a escola acabou indo para o município de Campos, no Norte Fluminense. A primeira audiência pública sobre o tema foi realizada em abril desse ano e presidida pelo vereador Vitor Junior (PT). Ainda em abril a luta evoluiu para uma ida a Brasília. Os vereadores Paulo Bagueira (PPS), presidente do Legislativo; Carlos Magaldi (PP), primeiro vice-presidente; e Waldeck; acompanhados do deputado federal Chico D'Angelo (PT-RJ), estiveram com o ministro da Educação, Fernando Haddad, tratando da questão.

OS CONVIDADOS

Para a audiência de sexta-feira no plenário da Casa, foram convidados representando o Ministério da Educação Carlos Augusto Abicalil, secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino; e Eliezer Moreira Pacheco, secretário de Educação Profissional. Entre as autoridades municipais devem estar presentes os secretários José Raymundo Martins Romeo, de Ciência e Tecnologia; e Maria Inês Azevedo de Oliveira, de Educação. Também foram convidadas as diretoras Iduína Chaves, do Colégio Universitário Geraldo Reis; e Gláucia Maria França Carvalho, da Escola Técnica Estadual Henrique Lage; e Marcelos Caldeira, do Colégio Pedro II.

Representando o Estado estarão presentes Wilson Risolia, secretário de Educação; Alexandre Cardoso; de Ciência e Tecnologia; Sérgio Zveiter, de Trabalho e Renda; e Rodrigo Neves, de Assistência Social e Direitos Humanos. Os reitores Roberto Salles, da Universidade Federal Fluminense; e Fernando César Pimentel Gusmão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; e o deputado federal Chico D'Angelo, que intermediou as conversas em Brasília entre autoridades e os vereadores, também estarão presentes.

Ascom Câmara
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário