quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SEMINÁRIO VAI DISCUTIR SITUAÇÃO DE CRIANÇAS QUE VIVEM EM ABRIGOS

Encontro acontece nesta sexta-feira, na Alerj

A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro realiza nesta sexta (16), às 9h, um seminário sobre as políticas e ações relacionadas à adoção e convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes no Brasil. O evento terá a presença dos senadores Aécio Neves e Lindberg Farias, dos deputados federais, Alessandro Molon e Gabriel Chalita, do deputado estadual, Alcebíades Sabino, além da presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, Barbara Toledo e de autoridades ligadas ao tema. O objetivo é discutir o papel das instituições públicas e privadas na política de adoção e convivência familiar.

O seminário, que é aberto para toda a sociedade, terá uma palestra de abertura com o promotor de justiça, Sávio Bittencourt, representando o procurador geral de Justiça, Cláudio Lopes e que falará sobre o trabalho realizado pelo poder público na garantia da convivência familiar de crianças e adolescentes em todo o país. Estima-se que existam hoje cerca de 80 mil crianças abrigadas, sem o direito de conviver em família. Sávio, que também faz parte do Grupo de Apoio à Adoção Quintal da Casa de Ana e já presidiu a Angaad, considera um crime não dar às crianças o direito de ter pai, mãe, irmãos, tios e avós. “independentes que sejam eles biológicos ou adotivos”, afirma.

Visita

Após o seminário os parlamentares estarão em Niterói visitando o abrigo Lar da Criança, mantido por uma instituição filantrópica católica que abriga 33 crianças e adolescentes. A instituição é uma das que mantém convênio com o Quintal de Ana junto ao programa Um Lar para Todos, patrocinado pela Petrobras e que faz o levantamento social e econômico das crianças que vivem em abrigos e oferece acompanhamento psicológico, social e jurídico às crianças e seus familiares.

Ascom Câmara
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário