terça-feira, 11 de outubro de 2011

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM CONJUNTO PODE SER RESOLVIDO EM UMA SEMANA


A Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo deputado Alessandro Calazans (PMN), irá intermediar uma solução para as obras de regularização de distribuição de água no Condomínio Monte Verde, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. O anúncio foi feito, nesta segunda (10), pelo presidente do colegiado, deputado Alessandro Calazans (PMN), durante audiência pública na Alerj. “Iremos conversar com a Cedae e com a empresa responsável pelo condomínio, a M. Araújo Móveis, para regularizar a distribuição de água em até sete dias”, afirmou Calazans.

O parlamentar disse ainda que, se o prazo de uma semana não for cumprido, a comissão irá acionar a Justiça, “para que as obras sejam iniciadas o quanto antes”. O Condomínio Monte Verde está sendo financiado pela Caixa Econômica Federal, através do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Entretanto, os moradores ainda não contam com uma distribuição de água legal, uma responsabilidade da Cedae. Para não ficarem sem abastecimento, os mais de 300 habitantes do conjunto usam, como fonte, um poço irregular, próximo à região.

De acordo com Maria da Penha, moradora que levou o problema às autoridades, o impasse já dura cinco anos. “Decidi comprar o imóvel porque morei de aluguel durante 15 anos. Estamos vivendo um verdadeiro constrangimento, tanto por parte da imobiliária, quanto por parte da construtora. O condomínio foi 100% financiado pela Caixa e esse benefício estava incluído. A nossa situação, no entanto, é a seguinte: não tem água da Cedae e o único poço que nos abastece pode ser desativado a qualquer momento”, explicou.

O secretário Municipal de Habitação de Nova Iguaçu, José Rogério Namen, garantiu que, apesar de não se tratar de um problema da atual gestão, todas as irregularidades serão resolvidas. “A Cedae é nossa parceira e tenho certeza que teremos uma solução satisfatória. Como representante do Executivo local, coloco à disposição nosso caminhão-pipa, na tentativa de somar para a auxiliar na distribuição de água na região”, assegurou Namen.

Mauro Medeiros, representante do Instituto Estadual do Ambiente, contou estar preocupado com a qualidade da água do poço. “Iremos fazer uma vistoria no local, para entender melhor a realidade dos moradores e fazer a coleta da água, para que ela seja devidamente estudada”, apontou. De acordo com Eduardo Costa, representante da M. Araújo Móveis, a empresa está à disposição para atender as demandas dos moradores. “Assim como quem vive no condomínio, queremos uma solução o mais rápido possível”, reforçou.

Advogados da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj, e demais moradores do Condomínio Monte Verde também participaram da reunião.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário