terça-feira, 8 de novembro de 2011

DIRETOR DO INCA RECEBE MEDALHA TIRADENTES


Diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer desde 2005, o médico e professor Luiz Antonio Santini Rodrigues da Silva foi homenageado, nesta segunda (07), com a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A concessão da insígnia foi uma iniciativa dos deputados Gilberto Palmares (PT) e do presidente da Casa, Paulo Melo (PMDB). “O Inca é um centro de referência no tratamento do câncer. E quem está à sua frente é outra pessoa preocupada com a saúde pública de qualidade”, disse Paulo Melo. Gilberto Palmares completou: “Quando secretário de Saúde de Friburgo, Santini implantou na cidade o cartão da saúde. Foi uma iniciativa pioneira no sentido de democratizar o sistema. Homenageá-lo é congratular a todos que lutam pela democratização da saúde”.

Para Santini, a medalha é o reconhecimento pelos seus 40 anos de dedicação à saúde pública. “É uma emoção. Há 40 anos estou nesse campo. O Inca é o orgulho do nosso País. É voltado para produzir e disseminar conhecimento. A homenagem é para todos que estão comigo nessa luta”. O ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão salientou que a homenagem é mais do que justa, “pois reconhece o homem, o profissional e o gestor”.

Graduado na Universidade Federal Fluminense, onde fez mestrado em cirurgia torácica, Santini iniciou sua carreira de gestor como diretor da Faculdade de Medicina da própria UFF. Ali, implantou o projeto de integração docente assistencial, estratégia que se tornou referência na mudança de currículo médico e na organização dos serviços de saúde em Niterói.

Exerceu os cargos de superintendente do Inamps e de presidente do Conselho de Administração do Instituto Vital Brazil, ambos no Rio. Foi secretário de Saúde de Friburgo e subsecretário de Estado de Saúde do Governo do Rio. Esteve à frente da Associação Brasileira de Educação Médica e do setor de emergência do Hospital Universitário Antonio Pedro.

No Inca desde 2003, foi coordenador de ações estratégicas até ser nomeado diretor-geral dois anos depois. Em novembro de 2007, presidiu o 2º Congresso Internacional de Controle do Câncer, realizado no Rio de Janeiro, como resultado da parceria entre o instituto, o Ministério da Saúde e a British Columbia Cancer Agency, com o objetivo de desenvolver uma política de prevenção e controle do câncer na América Latina.

Autor e coautor de livros e trabalhos em cirurgia geral, cirurgia torácica, planejamento e administração de saúde, Santini foi nomeado, em 2008, membro do conselho diretor da União Internacional de Combate ao Câncer. Em 2010, foi eleito Médico do Ano pela Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário