Cessão irá beneficiar cerca de 100 famílias que vivem da comercialização de mexilhões
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio, entregará nesta quinta (15), às 12h30, à Associação Livre dos Maricultores de Jurujuba, em Niterói, o termo de cessão de uso da área por 10 anos. A cessão irá beneficiar cerca de 100 famílias que vivem da criação, beneficiamento e comercialização de mexilhões na unidade, instalada há 30 anos no local e reconhecida pela Organização das Nações Unidas como comunidade sustentável.
Antes de receberem a titulação de propriedade da associação, 24 famílias que vivem da pesca na comunidade já tinham sido beneficiadas com a regularização de suas moradias em 2007. Segundo o secretário de Habitação, Rafael Picciani, a entrega dos títulos significa um reconhecimento do trabalho artesanal feito pelos maricultores.
"A comunidade vivia em condições precárias, sem expectativas, e hoje está envolvida em um importante projeto sustentável de preservação dos mexilhões. Por isso essa titulação é mais do que merecida" disse o secretário, lembrando que o trabalho dos pescadores de Jurujuba rendeu a eles dois prêmios do Programa das Nações Unidas.
Edição: Camilo Borges
Ascom GOV RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário