segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

COMISSÕES LANÇAM CAMPANHA PELOS DIREITOS DOS IDOSOS NOS TRANSPORTES


A campanha de conscientização sobre o respeito aos idosos nos transportes públicos foi lançada nesta segunda (12) pelas comissões de Transportes e de Assuntos da Criança, Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em atividade realizada na Central do Brasil. Os presidentes das duas comissões, Marcelo Simão (PSB) e Claise Zito (PSD), respectivamente, entregaram panfletos, conversaram com motoristas e cobradores e colaram cartazes no interior dos ônibus. A deputada Claise destacou a importância da adesão dos motoristas à campanha. “Conversei com os motoristas sobre a importância deles nesta campanha. Muitos estão falando que vão colaborar. Nosso objetivo está sendo alcançado”, destacou.

O deputado Marcelo Simão classificou como positiva a atividade, e lembrou que os motoristas também sofrem muita pressão. “O trânsito no Rio é muito difícil, principalmente para os motoristas de ônibus. Mas eles têm que ter respeito, entender que amanhã podem ser eles ou familiares deles no ponto”, relatou Simão. A campanha foi idealizada pelas duas comissões devido ao grande número de reclamações sobre o problema. Segundo os deputados, os colegiados chegam a receber cerca de 15 denúncias diárias sobre o desrespeito aos idosos nos transportes. Entre as principais reclamações estão ônibus que não param nos pontos e o desrespeito aos assentos preferenciais nos coletivos.

O motorista Marcelo Gomes aprovou a iniciativa. “É muito importante que todos os motoristas tenham a consciência de que o idoso tem a preferência. A campanha está de parabéns”, defendeu. Também motorista, Mozart Farias garantiu que respeita o direito dos idosos em seu ônibus. “Sempre tenho muito carinho por eles. Temos que tratá-los muito bem. Eu prezo muito pelo respeito aos idosos”, garantiu. A deputada Claise ressaltou, ainda, a importância da parceria que as comissões fizeram com as empresas. “Nós, sozinhos, não conseguiríamos chegar a todos os motoristas, mas estamos fazendo este trabalho em parceria com a Fetranspor e as empresas e, assim, conseguiremos atingir um número muito maior de pessoas”, pontou.

Além dos motoristas e outros profissionais do transporte, os deputados conversaram também com idosos que relataram as dificuldades pelas quais passam diariamente. A aposentada Terezinha Maria de Jesus aprovou a campanha, e disse esperar que o desrespeito diminua. “Se realmente respeitarem os nossos direitos, será muito bom. Muitas vezes, quando estou no ponto, os ônibus não param ou arrancam, é um direito que nem sempre é respeitado”, afirmou. A ocupação dos assentos preferenciais por pessoas que não têm o direito também é apontada como um problema recorrente. “Quase nunca eu consigo sentar nos assentos preferenciais. Sempre tem alguém que não levanta para nos deixar sentar”, protestou Terezinha.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário