terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DEPUTADO VAI APRESENTAR EMENDAS PARA REGULARIZAR CINECLUBES NO ESTADO


Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o deputado Robson Leite (PT) vai elaborar emendas ao Plano Estadual de Cultura, para a regulamentação dos cineclubes no estado. O plano está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e deve ser encaminhado para aprovação no próximo ano. Segundo Leite, as emendas serão organizadas por um grupo de trabalho da Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e da Cultura da Alerj, também presidida por ele. “Vamos elaborar, junto aos cineclubistas, as emendas necessárias ao plano, para que esta expressão do audiovisual não comercial tenha condições de se perpetuar”, ressaltou o petista.

Para o coordenador do cineclube Buraco do Getúlio, Diego Bion, a regulamentação dos espaços seria um marco para diferenciação dos cineclubes das salas de cinema comerciais. “A grande diferença é que nos cineclubes, após a sessão, as pessoas não são retiradas para vagar os assentos para a sessão seguinte. Elas podem ficar e trocar ideias e impressões sobre o que assistiram. Mas, mesmo sem fins lucrativos, enfrentamos as dificuldades dos grandes cinemas”, reforçou. Bion afirmou ainda que o setor necessita do apoio da Casa para ampliar o leque de material audiovisual exibido, muitas vezes retido pelas normas da Lei de Direitos Autorais.

Segundo a coordenadora de Cultura da Secretaria de Estado de Educação, Cintia Rodrigues, serão implantados 30 cineclubes em escolas da rede estadual em 2012, com a terceira etapa do projeto Cinema para Todos, realizado em parceria com a SEC. “Acreditamos que, através dos cineclubes, podemos estimular a visão crítica de nossos alunos, possibilitando diferentes atividades das propostas nas aulas regulares. Além disso, a secretaria irá disponibilizar cerca de R$ 11 milhões para a manutenção de atividades culturais nas escolas”, declarou. Cintia afirmou ainda que a utilização da verba ficará a cargo das unidades de ensino, respeitando-se a tradição cultural de cada instituição.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário