quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

DEPUTADOS PEDEM REUNIÃO COM SECRETÁRIOS PARA DISCUTIR ORÇAMENTO DA FIA


O presidente da Frente Parlamentar Pró-Adoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Sabino (PSC), irá solicitar uma reunião com os secretários de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, e de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, para discutir o repasse de recursos para a Fundação para a Infância e Adolescência. A afirmação foi feita em audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, realizada nesta quarta (07). Segundo Sabino, com o orçamento previsto para 2012, não é possível contemplar as 163 entidades conveniadas à FIA. “Como o orçamento já foi aprovado nesta Casa, teremos que conversar com o Governo, para que, através de remanejamentos e aditivos, os recursos destinados à fundação possam ser suficientes”, declarou o parlamentar.

A presidente da FIA, Teresa Consentino, afirmou que, este ano, a fundação realizou seus convênios através de um edital, o que reduziu significativamente o número de entidades que recebem verbas para cuidar de assuntos ligados a crianças e adolescentes. “As entidades têm grande dificuldade em se adequar às normas de prestação de contas necessárias para que sejam aprovadas pelo edital do Governo. Reduzimos nossos conveniados, mas necessitamos de, pelo menos, R$ 45 milhões para poder continuar a assisti-los”, ressaltou. Segundo Teresa, um novo edital será lançado em 2012, mas é preciso que a fundação tenha conhecimento do valor que lhe será repassado. “É difícil fazer uma gestão sem ter a previsão do que gastar”, salientou.

Para a presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Casa, deputada Claise Maria Zito (PSD), a assistência a crianças e adolescentes deve ser uma prioridade do Estado. “Durante este ano, a comissão que presido realizou uma campanha de combate ao crack. Nas ruas, pudemos ver de perto a situação de menores e jovens dependentes químicos, que não podem ficar sem a assistência prestada pela FIA e suas conveniadas. De acordo com o que disse Teresa Consentino, são necessários, pelo menos, mais 400 funcionários para atender a demanda”, observou.

O presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência da Alerj, deputado Márcio Pacheco (PSC), que participou da audiência, acredita que os secretários poderão auxiliar na busca por mais recursos para a FIA. “Eu, a deputada Claise e o deputado Sabino, através de uma agenda conjunta, iremos solicitar a atenção dos secretários para esta causa tão nobre. É preciso lembrar que as entidades são importantes, mas devemos destinar nossa preocupação às crianças que podem ficar sem atendimento”, afirmou. As reuniões com os representantes do Executivo deverão acontecer no início de 2012.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário