quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bloco Saias na Folia sofre retaliação, não desfilará no Carnaval Oficial da Cidade e se desfilia da UESBCN.

O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco e Cultural Saias na Folia não abrilhantará mais o carnaval da cidade com charme e alegria como fez nos dois anos em que desfilou na Rua da Conceição. Em virtude da Presidente Rita Diirr ter se pronunciado numa Audiência Pública sobre o Carnaval, em 2011, local apropriado, quando fez críticas e sugestões à mesa sobre o carnaval de Niterói, sobre a luta dos sambistas tentando dialogar com a UESBCN e serem impedidos de defenderem suas propostas, o Bloco Saias na Folia foi punido pelos dirigentes da UESBCN, na última reunião que estiveram presentes, informando que o bloco desfilaria no sábado de carnaval. A presidente fez algumas ponderações informando da dificuldade de desfilar neste dia, como em 2011 (quando a diretoria da UESBCN convidou o “Saias na Folia” para abrir o carnaval de terça-feira) tentando negociar, com a justificativa que as componentes da Bateria Quebra Tudo, da Mestra Thalita, compõem as baterias das duas escolas de samba de Niterói, que desfilam na Sapucaí no mesmo dia, que inclusive seria desumano com as ritmistas. Eles se mantiveram irredutíveis.

GOTA D´ÁGUA:

Um último episódio ocorreu com o integrante da diretoria da UESBCN, O Sr. André Nogueira e a Vice-presidente do Saias na Folia, Meryanne Cardoso, na Quadra da Acadêmicos da Cubango, na última sexta, 13, quando lhe foi feito a pergunta, como última tentativa, se tinham repensado mudar o dia de desfile e ele confirmou que seria no sábado; isso, além de ter desqualificado o bloco pelo seus desfiles, sendo inclusive preconceituoso e insensível com um projeto de gênero, pioneiro e protagonista das mulheres de Niterói. Isto fez com que Meryanne lembrasse a ele dos erros cometidos pela diretoria da UESBCN junto ao carnaval da cidade: “A UESBCN exige tanto das agremiações e deixa a desejar na condução do carnaval. Nas reuniões mensais ninguém pode fazer propostas para melhorar; a iluminação e som falham durante o desfile e até a má divulgação do carnaval onde só são distribuídos cd e livreto com os sambas uma semana após terminar o carnaval, isso só prejudica todas as agremiações e os sambistas que ainda acreditam no carnaval da cidade”.

A diretoria do Bloco Saias na Folia informa a população niteroiense, como mulheres que têm a responsabilidade de levar a bandeira em defesa das mulheres do samba, no município e fora dele; pelo direito a liberdade de expressão garantida pelo texto constitucional brasileiro em seu artigo quinto; não poderia mais compactuar com todo esse desrespeito, autoritarismo e machismo dos integrantes da UESBCN com os sambistas, em especial com as mulheres do samba de Niterói que com pioneirismo criaram o 1º Bloco carnavalesco de mulheres, oficial, que abrilhatam com charme o carnaval, pediram a desfiliação do Bloco à UESBCN.

“É lamentável, mas é esta a realidade que vive o carnaval de Niterói! Porém, seguimos independentes, justamente por nos mantemos firmes na luta, realizando e contagiando a população niteroiense com muita beleza, alegria e paz que são marcas nossas, dos eventos do bloco considerado mais charmoso de Niterói: o Bloco Saias na folia.” Diz Rita Diirr

EVENTOS DO BLOCO SAIAS NA FOLIA:

ENSAIO TÉCNICO - SEXTAS-FEIRAS, 20, 27 (JAN), 03 10 (FEV)

GRITO DE CARNAVAL - QUARTA-FEIRA, 15/02

LOCAL: BAR BLOCO C – Rua Visconde de Sepetiba, 2158 – Centro – ao lado da Universo

HORÁRIO: a partir das 18h


Meryanne Cardoso - Ascom Saias na Folia

Nenhum comentário:

Postar um comentário