Depois de anos sem um local específico para a montagem de alegorias e adereços das agremiações, O carnaval de Niterói volta a ter um barracão para centralizar os trabalhos rumo ao desfile oficial em 2012. Graças a um acordo envolvendo a União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) e o governo municipal, intermediado pela Câmara de Niterói e Secretaria Regional do Barreto, algumas dependências do 4º Grupo de Companhias de Administração Militar (4º Gcam), no Barreto, foram cedidas para que as escolas e blocos possam se preparar adequadamente para o desfile oficial na Rua da Conceição, no Centro da cidade, entre as noites do dias 18 a 21 de Fevereiro próximo. Há dez anos, o quartel foi desativado pelo Comando Militar do Leste e o imóvel cedido ao poder público municipal.
Durante todo dia de onte um "bloco" composto por equipes da Vigilância Sanitária e Controle de Zoonozes da Secretaria Municipal de Saúde e da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) iniciram um “mutirão” para deixar o local limpo e eliminar focos de dengue. Até meados do ano passado, O 4º Gcam, que foi desativado pelo Comando Militar do Leste em 2002, funcionava provisoriamente, como abrigo para pessoas que perderam residências nos temporais de abril de 2010. Ontem mesmo, representantes de algumas escolas enviaram ao local as estruturas metálicas que dão sustentação aos carros alegóricos. Um dos galpões da extinta unidade militar foi dividido para que escolas e blocos filiados à Uesbcn possam utilizar o espaço.
O presidente da Uesbcn, Ito Machado, afirmou que uma das prioridades para o Carnaval de 2013 é tentar sensibilizar o poder público para reservar essa área, em caráter permanente, para a montagem das alegorias das agremiações que fazem o desfile oficial. "Demos um passo importante, mas é preciso avançarmos nesse processo. Com alguns ajustes, o local pode servir como ponto ideal em função da proximidade com o Centro de Niterói, onde realizamos nossos desfiles", afirmou o presidente. Os sambistas vão ocupar um dos galpões. A área total do quartel desativado tem cerca de 60 mil metros quadrados.
Revitalização
Os dirigentes da Uesbcn, em trabalho conjunto com a direção da Neltur e dos vereadores niteroienses Paulo Bagueira e Carlos Malgadi - presidente e vice-presidente da Câmara, respectivamente, são responsáveis pela revitalização dos desfiles oficiais no Centro de Niterói, organizando a primeira apresentação no Carnaval de 2006. Nos 12 anos anteriores, houve interrupção da apresentação por falta de incentivo das autoridades e planejamento dos organizadores. Do reinício dos desfiles, nasceram outras atividades, que já fazem parte do roteiro turístico da cidade, como o Carnamar, passeio de barcos pela Baía de Guanabara, que abre oficialmente os festejos do Momo na cidade.
Veja abaixo a ordem dos desfiles de todas as 39 agremiações filiadas à Uesbcn, a partir de 20h na Rua da Conceição:
Blocos de Embalo (sábado) - Pauta Quente, Olodumaré, Barro Vermelho, Cio da Capivara, Unidos da Leopoldina, Unidos do Maruí, Preventório, Unidos de Jurujuba e Comunidade Verde e Branco.
Blocos de Enredo (domingo) - Segundo grupo: Experimenta, Alegria da Zona Norte, Amigos da Ciclovia, Fora de Casa, Tá rindo por quê? e Se não guenta por que veio? Primeiro grupo: Banda Batistão; Unidos do Castro, Galo de Ouro, Balanço do Fonseca, Grilo da Fonte, Unidos de Piratininga e Ferimento Leve.
Escolas de Samba do Grupo de Acesso (segunda): Magnólia Brasil, Império de Araribóia, Bafo do Tigre, Souza Soares, Tá mole mas é meu, União da Engenhoca, Sacramento, Bem Amado e Garra de Ouro.
Escolas de samba do Grupo Principal (terça): Unidos da Região Oceânica, Cacique da São José, Grupo dos 15, Independente do Boaçú, Mocidade de Icaraí, Folia do Viradouro, Sabiá, atual campeã do Carnaval, e Inocentes de Maricá.
Sergio Soares - Ascom UESBCN
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário