sábado, 24 de março de 2012
BLOCO IMPRENSA QUE EU GAMO ATRAI VISITANTES PARA EXPOSIÇÃO NA ALERJ
"A melhor fase do ano”, referência ao carnaval na letra do último samba do bloco Imprensa que eu Gamo, está sendo prolongada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde o grupo se apresentou nesta sexta (23). O ensaio aberto, segundo deste tipo realizado nas escadarias do Palácio Tiradentes, chamou a atenção de turistas e de quem voltava para casa após o trabalho para a exposição “Abre Alas”. Composta por fotografias da Agência O Globo, a mostra, inaugurada em três de fevereiro, já atraiu mais de três mil visitantes ao salão nobre da sede do Parlamento estadual. “Este projeto é igualmente bom para a população e para a Alerj, que, como ‘Casa do Povo’, deve conservar suas portas abertas e manter viva a integração entre política e cultura popular”, defendeu o deputado André Lazaroni (PMDB), que acompanhou a apresentação.
Fundado há 17 anos por jornalistas, o bloco trouxe 20 ritmistas, que tocaram composições próprias e sambas-enredo clássicos. “É ótima esta oportunidade de manter o carnaval de rua em evidência que a Alerj está promovendo”, elogiou a diretora do bloco Rita Fernandes. A universitária Júlia Assunção, que foi surpreendida pela apresentação quando voltava de uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil, também comemorou a iniciativa. “Não sabia da realização de exposições aqui, e a apresentação musical é a melhor forma de anunciar isso”, opinou a estudante, que cursa Comunicação Social e não sabia que o bloco tinha jornalistas entre seus diretores e compositores. “Sensacional, foi uma sorte passar por aqui agora”, declarou.
Responsável pela boa batucada nas escadarias do Palácio Tiradentes, o mestre de bateria José da Penha Ferreira, ou apenas Mestre Penha, como é conhecido no mundo do samba, aprovou a iniciativa da Alerj. "Tocar aqui na Alerj foi uma sensação nova e bem diferente. É emocionante ver como o povo carioca abraçou os blocos de carnaval. Antes o carnaval era restrito às escolas de samba e hoje em dia nós vemos que o carnaval de rua tomou conta. Isso é muito bom. O cara que estava indo pegar a barca ou o ônibus pode parar, ouvir um samba e voltar para casa mais feliz. Só temos que agradecer e tomara que isso volte a acontecer com mais frequência", disse.
A mostra "Abre Alas", com fotografias e uma seleção de músicas que contam a história do carnaval carioca, é fruto de uma parceria do Departamento de Cultura da Alerj com a Agência O Globo. Ela apresenta a história do carnaval em dois momentos: em 14 painéis estarão expostas imagens do período de 1930 a 1980; e uma apresentação em slideshow traz imagens do carnaval de rua da década de 90 até os dias de hoje.
O “Ensaio Aberto” terá sua última edição na próxima sexta-feira (30), com o tradicionalíssimo Cacique de Ramos.
O Palácio Tiradentes, fica na rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV, Centro.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário