quarta-feira, 21 de março de 2012

RIO TERÁ PROGRAMA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA POLICIAIS

Os policiais civis e militares ganharão novo programa de qualificação. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro derrubou nesta terça (20), por unanimidade, com 52 votos favoráveis, o veto do governador ao projeto de lei, que cria o “Programa de Formação e Aperfeiçoamento Periódico dos Profissionais de Segurança Pública do Estado Rio de Janeiro”. O autor, deputado Wagner Montes (PSD), explica que o programa busca complementar a formação dos policiais, “aumentando sua qualificação”. “Nossos policiais trabalham em constante estado de pressão. O treinamento proporcionará uma qualificação técnica e teórica necessárias à tomada de decisões”, avalia o autor, que agradeceu a derrubada do veto. “Agradeço aos meus pares, inclusive da base do Governo, que entenderam a urgência da maior e melhor qualificação dos nossos policiais, sobretudo os militares”, completou. O texto será promulgado nos próximos dias.

Em anexo, o projeto traz os objetivos, cronograma de atividades e metas do programa. De acordo com a proposta, a etapa de formação terá como conteúdo teórico, entre outros, os Direitos Humanos e sua legislação especifica, a gradação do uso de força da arma de fogo e os tipos de munição. A formação prática incluirá negociação e gerenciamento de crises, mediação de conflitos, montagem e desmontagem de armas, manejo, treino e fundamentos do tiro.

No aperfeiçoamento, o conteúdo teórico abrange tiro defensivo e regras de segurança e conduta, entre outras noções. Já o conteúdo prático tratará da identificação das posições de tiro, uso de fuzil, técnicas de inspeção da arma, entre outros.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário