A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai abrir espaço para debater o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Saúde Pública”. Nesta quinta (22), foi realizada uma sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho para marcar a participação do Parlamento. O evento, organizado pelo deputado Robson Leite (PT), tem por objetivo fomentar a discussão e propor ações relacionadas à campanha.
Segundo o deputado, a sessão foi uma forma de inserir a Casa nesse processo, fazendo dela um local de participação e formulação de ideias. A partir do evento, será formado um grupo de trabalho que ficará responsável por desenvolver as políticas de saúde para o estado. Para isso, foram convidadas autoridades do poder público, da Igreja e dos movimentos sociais. “Se a Campanha da Fraternidade surge com o espírito de refletir sobre as necessidades do ser humano e do mundo, nada melhor do que fazer esse evento na Alerj, onde podemos dar efetividade às nossas ações. Ainda mais em se tratando de saúde. Espero incentivar tal processo para que a Casa cumpra seu papel de reflexão e ação”, disse.
Desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil oferece anualmente, com a Campanha da Fraternidade, uma temática de debate, relacionada à realidade brasileira. A partir dela, cabe à sociedade aplicar a metodologia ver-julgar-agir. No texto-base da campanha, a CNBB afirma que a saúde pública é uma realidade que clama por ações transformadoras. Por isso, o objetivo geral dessa campanha é promover uma ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário