segunda-feira, 14 de maio de 2012

Câmara de Niterói faz nova audiência para discutir diretrizes orçamentárias de 2013‏


A segunda audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2013 foi realizada na tarde desta segunda (14) e reuniu cerca de 20 pessoas interessadas em discutir as propostas de investimento público para o próximo ano. Presidente da audiência, o vereador Carlos Macedo (PRP), da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, lembrou, mais uma vez, que emendas à LDO poderão ser apresentadas pela sociedade civil e pelos vereadores, impreterivelmente, até 17 horas do dia 5 de junho. A próxima audiência está marcada para o dia 25, às 14 horas, no Plenário Brígido Tinoco da Câmara. Esse ano, por exigência do Tribunal de Contas do Estado, a LDO inclui valores nos programas e ações traçadas pelo Executivo. Nos anos anteriores, a mensagem referia-se apenas a metas.
Entre os temas abordados pelos participantes estavam recursos destinados à construção de um hospital da mulher e para suporte ao Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, no Fonseca. Ampliação do Programa Médico de Família, adaptação de todas as escolas municipais para acesso de deficientes físicos e mais investimentos na contenção de encostas também foram sugeridos. O meio ambiente também foi tema do encontro. “Vamos lutar para que a sede administrativa do Caminho de Darwin e a construção de uma ciclovia ao longo do trecho entre no Orçamento para 2013. É uma pena que as entidades ambientais não participem das audiências”, disse Rodrigo Astromar, coordenador operacional da Estação Ambiental Charles Darwin, no Engenho do Mato.
OBESIDADE INFANTIL
Na próxima quarta (16), de 14h às 16h30, a Câmara realiza uma tarde temática sobre “Prevenção à obesidade infantil: desafios para a alimentação escolar”. Entre os presentes estão confirmadas Cláudia Regina Azevedo, superintendente de Segurança Alimentar da Secretaria Estadual de Ação Social e Direitos Humanos; Elliz Celestrine Mangabeira, professora da Fundação Instituto Oswaldo Cruz; Patrícia Camacho Dias, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense; e Oraide Luzia Soares, merendeira da Unidade Municipal de Ensino Olga Benário Prestes. Os temas abordados vão girar em torno da sustentabilidade, obesidade no ambiente escolar, política nacional de alimentação e a importância do profissional merendeiro. O painel será coordenado pelo vereador Waldeck Carneiro (PT), autor da lei que cria a “Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Obesidade Infantil”.
Ascom CMN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário