quinta-feira, 3 de maio de 2012

ESPECIALISTAS DEFENDEM REALIZAÇÃO DE PESQUISAS PARA ALAVANCAR O SETOR‏

O desenvolvimento de mais estudos sobre o turismo para maximizar os benefícios trazidos pela Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 foi o principal ponto defendido pelos participantes do seminário realizado nesta quarta (02) pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado. O evento recebeu especialistas que falaram sobre outras cidades que receberam eventos do tipo e utilizaram estudos para potencializar o desenvolvimento turístico, como Sydney, na Austrália, e Barcelona, na Espanha. “O nosso objetivo é disseminar o debate que está acontecendo no meio acadêmico para os gestores públicos, para sabermos de que maneira podemos usar os eventos para alavancar ainda mais o turismo”, destacou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Para a professora da Universidade de Southern Cross Arianne Reis, o Brasil carece de pesquisas qualitativas que deem embasamento às pesquisas quantitativas que já são feitas no País. “Quando vemos só o número, por exemplo, de ocupação de hotéis ano a ano, não temos a compreensão do porquê da variação do número. Uma pesquisa qualitativa disseca esse conhecimento em dados que podem auxiliar as nossas ações”, afirma. Segundo a professora da universidade australiana, pesquisas qualitativas feitas com turistas e agentes de viagem sobre as preferências dos visitantes foram fundamentais para que a Austrália alavancasse o turismo a partir da realização dos Jogos Olímpicos de 2000.

O professor da Universidade Gama Filho Lamartine da Costa apontou este crescimento do turismo após os eventos como uma grande oportunidade, que pode ser melhor aproveitada com a realização de pesquisas mais apuradas. “Já se sabe que é depois dos eventos que vai crescendo, progressivamente, o acesso de turismo àquele local”, pontuou. De acordo com Lamartine, pesquisas mostraram que os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, continuam trazendo efeitos no turismo do país até hoje. “As pesquisas realizadas aqui precisam entender melhor a motivação do visitante, para que possamos planejar melhor para atendê-los e aproveitar esse efeito para o crescimento do setor após 2016”, completou o professor. O seminário contou, ainda, com palestras do professor do departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense, Rodrigo Tadini, e da professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado, Marta Gomes.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário