O presidente da
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo (PMDB), participa, nesta terça (21), do V Fórum
ABA Rio de Marketing Cultural: o momento da cultura no Brasil, a
partir das 9h, no Teatro Nelson Rodrigues, na Avenida República do
Chile, 230, Centro do Rio. O evento será realizado pela Associação
Brasileira de Anunciantes e dará destaque ao conjunto das
atividades inerentes ao marketing cultural, incluindo a análise de
estratégias vencedoras, modelos de gestão, legislação e
apresentação de casos práticos de sucesso de investimentos nas
mais variadas formas de expressão e manifestações da cultura
brasileira.
O presidente da Alerj
vai palestrar sobre o tema “A contribuição do Legislativo para a
cultura do estado”. “Com pouco mais de um ano de criação, o
Departamento de Cultura da Alerj já realizou diversos eventos,
tornando o Palácio Tiradentes palco de manifestações culturais e
referência do Corredor Cultural da Praça XV. Já apresentamos
exposições de artes, mostras de fotografias e apresentações
musicais”, reforçou Melo.
O encontro visa a atingir executivos e
profissionais que atuam nas áreas de marketing e comunicação de
empresas que investem ou pretendem investir, em marketing cultural.
O fórum também será
realizado com o intuito de reunir gestores de organizações
culturais patrocinadas e de ONGs ligadas à cultura, professores
universitários, produtores e profissionais de agências de
propaganda, entre outros.
09h – Abertura
Sérgio Azevedo, Presidente da ABA-Rio
Sérgio Azevedo, Presidente da ABA-Rio
09h05 / 10h30 - Painel:
Entendendo as Leis e seus benefícios
Leis e portarias de
apoio à Cultura.
Vera Zaverucha, diretora da ANCINE
A importância do uso
correto da Lei Rouanet.
Kleber Rocha, diretor de Incentivo à Cultura da Secretaria de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura
Moderadora: Rozane Braga, sócia-diretora da FBL Criação e Produção.
Kleber Rocha, diretor de Incentivo à Cultura da Secretaria de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura
Moderadora: Rozane Braga, sócia-diretora da FBL Criação e Produção.
10h30 / 10h55 –
Intervalo
10h55 / 11h45 - A
contribuição do Legislativo para a cultura do estado.
Deputado
Paulo Melo, presidente da ALERJ
Moderador: Paulo Castro, sócio-diretor da Staff Brasil
Moderador: Paulo Castro, sócio-diretor da Staff Brasil
11h45 / 12h50 – O
Mercado de Livros no Brasil.
Sônia Machado Jardim, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e diretora da Editora Record
Moderador: Luciano Bastos, consultor
Sônia Machado Jardim, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e diretora da Editora Record
Moderador: Luciano Bastos, consultor
12h50 / 14h20 –
Almoço
14h20/ 15h35 - A
Economia Criativa
O Direito Autoral e os novos modelos de negócio de agregação e distribuição digital.
Alexandre Agra, sócio-diretor da Sommos
Moderador: Marcelo Boschi, professor da ESPM Rio e presidente do Comitê de Melhor Prática de Branding da ABA-Rio
O Direito Autoral e os novos modelos de negócio de agregação e distribuição digital.
Alexandre Agra, sócio-diretor da Sommos
Moderador: Marcelo Boschi, professor da ESPM Rio e presidente do Comitê de Melhor Prática de Branding da ABA-Rio
15h35 /16h –
Coffee-break
16h /18h -
Manifestações Culturais & Transportes de Massa
O importante papel da Supervia, do Metrô Rio, da Rodoviária Nova Rio e da Nova Tietê de São Paulo na disseminação da cultura
.Thiago Nehrer, gerente de Comunicação e Marketing da Supervia
.Thiago Gadelha, gerente de Comunicação do Metrô Rio
. Beatriz Lima, gerente de Comunicação do Consórcio Novo Rio – Rodoviária Novo Rio
Moderador: Edmundo Fornasari, diretor-executivo RioCard Cartões.
O importante papel da Supervia, do Metrô Rio, da Rodoviária Nova Rio e da Nova Tietê de São Paulo na disseminação da cultura
.Thiago Nehrer, gerente de Comunicação e Marketing da Supervia
.Thiago Gadelha, gerente de Comunicação do Metrô Rio
. Beatriz Lima, gerente de Comunicação do Consórcio Novo Rio – Rodoviária Novo Rio
Moderador: Edmundo Fornasari, diretor-executivo RioCard Cartões.
Dia 22/08/2012
– 4ª feira
09h – Abertura
. Sérgio Azevedo, Presidente da ABA-Rio
. Sérgio Azevedo, Presidente da ABA-Rio
09h05 / 10h - "Política
de Financiamento à Cultura - os dois lados do balcão"
. Luis Geraldo Dolino,
artista plástico
Moderador: Márcio Victer, gerente de Comunicação Institucional da Queiroz Galvão
Moderador: Márcio Victer, gerente de Comunicação Institucional da Queiroz Galvão
10h / 10h25 –
Intervalo
10h25 / 11h20 - Estado
do Rio de Janeiro: Polo Nacional de Cultura e Entretenimento
. Marcos André Carvalho, superintendente de Cultura e Sociedade da Secretaria de Estado de Cultura do Rio
Moderadora: Flávia Flamínio, diretora da ESPM RJ
. Marcos André Carvalho, superintendente de Cultura e Sociedade da Secretaria de Estado de Cultura do Rio
Moderadora: Flávia Flamínio, diretora da ESPM RJ
11h20 / 12h15 –
Cultura sustentável
. Sérgio Besserman, economista, ambientalista e presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Moderadora: Flávia Flamínio, diretora da ESPM RJ.
. Sérgio Besserman, economista, ambientalista e presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Moderadora: Flávia Flamínio, diretora da ESPM RJ.
12h15 / 13h45 –
Almoço
13h45 / 15h40 –
Painel: Centros Notáveis de Cultura
Museu da Imagem e do
Som do Rio de Janeiro
. Rosa Maria Barboza de Araújo, presidente do Museu da Imagem e do Som RJ
. Rosa Maria Barboza de Araújo, presidente do Museu da Imagem e do Som RJ
Centro Cultural Caixa –
Rio
. Janaína Andrade, gerente da CAIXA Cultural – RJ
. Janaína Andrade, gerente da CAIXA Cultural – RJ
CCBB e o Mundo Mágico
de Escher - A exposição mais visitada do mundo
. Marcelo Mendonça, administrador Chefe do CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil – RJ
Moderador: Paulo Costa, gerente de Pesquisa da White Martins
. Marcelo Mendonça, administrador Chefe do CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil – RJ
Moderador: Paulo Costa, gerente de Pesquisa da White Martins
15h40 / 16h05 –
Intervalo
16h05 / 18h – Painel:
Cases de Empresas que investem em Cultura
Exemplos bem-sucedidos de investimentos em Marketing Cultural
Exemplos bem-sucedidos de investimentos em Marketing Cultural
Case Correios
. Romulo Valle Salvino, chefe do Departamento de Gestão Cultural dos Correios
. Romulo Valle Salvino, chefe do Departamento de Gestão Cultural dos Correios
Case Construtora
Queiroz Galvão
. Rebeca Lussac Kiperman, coordenadora de Comunicação e Sustentabilidade da Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A
. Rebeca Lussac Kiperman, coordenadora de Comunicação e Sustentabilidade da Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A
Case Eletrobras
. Tereza Cristina Rozendo Pinto, gerente de Patrocínios Sociais e Culturais da Eletrobras
Moderador: Paulo Costa, gerente de Pesquisa da White Martins
. Tereza Cristina Rozendo Pinto, gerente de Patrocínios Sociais e Culturais da Eletrobras
Moderador: Paulo Costa, gerente de Pesquisa da White Martins
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário