quinta-feira, 20 de setembro de 2012

COMISSÃO DO CONSUMIDOR ENTRA COM NOVA AÇÃO CONTRA SUPERVIA E METRÔRIO‏

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT), entrou com uma nova ação judicial, desta vez na 7ª Vara Empresarial, contra as concessionárias MetrôRio e SuperVia, para condená-las a indenizar os danos materiais e morais sofridos pelos passageiros vítimas dos incidentes ocorridos nos últimos cinco anos. Segundo Cidinha, as principais reclamações têm sido relacionadas a atrasos nos horários, acidentes ocorridos nos embarques das composições, circulação de vagões com portas abertas e superlotação, entre outras.

“Resolvemos propor nova ação contra as concessionárias em virtude da gravidade da situação que milhares de usuários vivem diariamente e por elas serem reincidentes em problemas como atrasos dos trens, superlotação e seguidas paralisações dos sistemas”, explica a parlamentar. A comissão tenta fazer ainda com que, através da ação, as concessionárias implantem em suas estações um sistema eletrônico que emita comprovante de embarque. O objetivo é que os usuários possam ter assegurado o direito de recorrer à Justiça, caso se sintam prejudicados pelo serviço prestado.

Após o embarque ou desembarque dos passageiros das composições, os mesmos não ficam com qualquer registro do transporte, fato que impede possíveis ações indenizatórias. Segundo Cidinha, os problemas são agravados pela inadequada atuação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes, órgão responsável pela fiscalização e punição das concessionárias. “Ela (a Agetransp) não cumpre com o seu dever, possibilitando, assim, a continuidade do mau serviço prestado”, salienta Cidinha.
A comissão localizou cerca de 200 processos de cada concessionária no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

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