quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DEPUTADO DEFENDE CLASSES HÍBRIDAS COM ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA‏

A Escola do Legislativo do Estado do Rio promoveu, nesta quarta (17), um debate sobre os desafios da Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência. O objetivo do evento foi refletir sobre as ações em curso nessa área, avaliando avanços e identificando prioridades para projetos futuros. O presidente da Comissão da Pessoa Portadora de Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Márcio Pacheco (PSC), mostrou-se a favor da promoção de um modelo de educação híbrido, que inclua os alunos deficientes em turmas regulares das escolas. “Ainda há escolas que selecionam os seus alunos e excluem os diferentes por motivos de ignorância ou medo”, afirmou o parlamentar.

A diretora do Instituto Municipal Helena Antipoff, Kátia Nunes, acredita que ainda há carências no acolhimento da pessoa com deficiência pela rede pública de Educação. “As questões maiores em que temos que avançar são o atendimento educacional especializado e a ampliação do atendimento. Também precisamos focar na formação do professor, criando novas estratégias de ensino”, defendeu. Também participou do debate a coordenadora de Educação Inclusiva da Fundação Cecierj, Flávia Barbosa Dutra, que destacou a falta de informação como um problema a ser resolvido. “Conviver com a diversidade é muito complicado. É necessário mais informação para a sociedade para que as políticas públicas sejam executadas de forma eficiente”, avaliou.

O debate foi mediado pelo coordenador da Elerj, deputado Gilberto Palmares (PT). O petista acrescentou à pauta da reunião a questão da acessibilidade no transporte público. “Na Comissão, Especial que acompanha a auditoria das Barcas, estamos verificando as condições de acesso dos deficientes físicos ao transporte aquaviário. Se as embarcações não estiverem adequadas, os deficientes não conseguem chegar aos lugares onde precisam ir para estudar, por exemplo”, apontou.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

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