O presidente da
Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro,
deputado Comte Bittencourt (PPS), elogiou a nova metodologia de ensino
da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância
do Estado do Rio de Janeiro, para o ensino de jovens e
adultos. O novo modelo de ensino, focado nas habilidades e
competências de cada aluno, foi apresentado pelo presidente da
fundação, Carlos Eduardo Bielchowsky, nesta quarta (03),
na Alerj. Para o presidente do colegiado, esse é um projeto de suma
importância para a inserção de jovens e adultos no mercado de
trabalho. “O Cecierj é um projeto importantíssimo para a
estratégia de desenvolvimento educacional no Rio de Janeiro, e os
Cejas são uma tentativa de resolver um passivo educacional de anos”,
disse Bittencourt.
A gestão dos Centros
de Estudos de Jovens e Adultos foi transferida, em dezembro
do ano passado, da Secretaria de Estado de Educação para a
Secretaria de Ciência e Tecnologia. A fundação assumiu as
60 escolas e hoje conta mil e quinhentos professores e cinquenta mil
alunos. Durante a reunião Bielchowsky apontou as principais
mudanças. “Estamos trabalhando muito nas habilidades, competências
e linhas de conteúdo. Isso está expresso no material didático, que
está sendo todo refeito, no atendimento e na avaliação. Trabalhar
por habilidades e competências traz, para o estudante, um
diferencial na sua vida profissional e pessoal”, afirmou.
O presidente da
fundação disse, ainda, que as particularidades de cada aluno estão
sendo avaliadas pela instituição. “Estamos trabalhando também
entendendo que temos vários jovens e adultos que precisam muito do
ensino semipresencial, e esse caráter foi integralmente mantido. Mas
temos também alunos que gostam do virtual, temos alunos embarcados,
que vão trabalhar em plataformas e continuam estudando no seu tempo
de descanso, basta ter internet. Temos inúmeros outros casos de
alunos que vão bem no mundo virtual, então estamos agregando todo o
espaço virtual para que o aluno tenha o Ceja virtual a sua
disposição”, destacou.
Diretor do Ceja de
Duque de Caxias, Miguel Arcanjo disse que a alteração da
metodologia possibilita preparar o aluno não só para a formação
do ensino regular básico, mas também para alfabetização digital e
formação profissional. “A metodologia antiga dificulta que o
aluno acompanhe e, com isso, ele acaba desistindo. Acreditamos que
essa nova metodologia facilita o acesso desse aluno ao mercado de
trabalho e à graduação. Esse modelo é muito importante para
manter aquele aluno que não teve oportunidade de estudar na unidade
de ensino”, defendeu Arcanjo.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
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