quinta-feira, 4 de outubro de 2012

NOVA METODOLOGIA DE ENSINO A DISTÂNCIA É ELOGIADA EM AUDIÊNCIA

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Comte Bittencourt (PPS), elogiou a nova metodologia de ensino da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro, para o ensino de jovens e adultos. O novo modelo de ensino, focado nas habilidades e competências de cada aluno, foi apresentado pelo presidente da fundação, Carlos Eduardo Bielchowsky, nesta quarta (03), na Alerj. Para o presidente do colegiado, esse é um projeto de suma importância para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. “O Cecierj é um projeto importantíssimo para a estratégia de desenvolvimento educacional no Rio de Janeiro, e os Cejas são uma tentativa de resolver um passivo educacional de anos”, disse Bittencourt.

A gestão dos Centros de Estudos de Jovens e Adultos foi transferida, em dezembro do ano passado, da Secretaria de Estado de Educação para a Secretaria de Ciência e Tecnologia. A fundação assumiu as 60 escolas e hoje conta mil e quinhentos professores e cinquenta mil alunos. Durante a reunião Bielchowsky apontou as principais mudanças. “Estamos trabalhando muito nas habilidades, competências e linhas de conteúdo. Isso está expresso no material didático, que está sendo todo refeito, no atendimento e na avaliação. Trabalhar por habilidades e competências traz, para o estudante, um diferencial na sua vida profissional e pessoal”, afirmou.

O presidente da fundação disse, ainda, que as particularidades de cada aluno estão sendo avaliadas pela instituição. “Estamos trabalhando também entendendo que temos vários jovens e adultos que precisam muito do ensino semipresencial, e esse caráter foi integralmente mantido. Mas temos também alunos que gostam do virtual, temos alunos embarcados, que vão trabalhar em plataformas e continuam estudando no seu tempo de descanso, basta ter internet. Temos inúmeros outros casos de alunos que vão bem no mundo virtual, então estamos agregando todo o espaço virtual para que o aluno tenha o Ceja virtual a sua disposição”, destacou.

Diretor do Ceja de Duque de Caxias, Miguel Arcanjo disse que a alteração da metodologia possibilita preparar o aluno não só para a formação do ensino regular básico, mas também para alfabetização digital e formação profissional. “A metodologia antiga dificulta que o aluno acompanhe e, com isso, ele acaba desistindo. Acreditamos que essa nova metodologia facilita o acesso desse aluno ao mercado de trabalho e à graduação. Esse modelo é muito importante para manter aquele aluno que não teve oportunidade de estudar na unidade de ensino”, defendeu Arcanjo.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

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